BRAGA -

BRAGA - -

Braga na frente do país na concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Com 69,1%, Braga está acima da taxa de execução de Portugal (62,6%) dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030. Esta a conclusão do Índice de Sustentabilidade Municipal, uma ferramenta que reflecte o nível de concretização da sustentabilidade da autarquia.

Realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP-Local) da Universidade Católica, o estudo mostra que o concelho bracarense está ainda à frente da região Norte (61,9%), da região do Cávado (65,5%) e dos concelhos de alta densidade (63,1%).

O índice mostra que nas áreas da saúde, educação, eficácia no uso de recursos hídricos para fins domésticos e tratamento de águas, Braga destaca-se pela positiva. Já recolha selectiva de lixo e na reciclagem (só 21% da população do concelho recicla) os indicadores não são os melhores.

Comentando estes números, Ricardo Rio, afirmou, esta quinta-feira na apresentação do Índice, que Braga está na “linha da frente” na concretização dos ODS em Portugal “aproximando-se muito das metas das Nações Unidas”.

“Com estes resultados, o concelho posiciona-se, estrategicamente como um agente activo na construção de políticas sustentáveis e alinha a sua estratégia aos 17 objectivos do desenvolvimento Sustentável constituídos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas”, sublinhou o presidente da autarquia.

Referindo que os indicadores agora tornados públicos permitem perceber se a actuação municipal está no “caminho certo e quais as áreas a melhorar”, Rio adiantou que o município vai trabalhar, em colaboração com os parceiros, “no sentido de ajustarmos a nossa actuação”.

O Índice de Sustentabilidade Municipal decorre em parceria com 22 municípios, medindo a concretização, a nível local, dos ODS.

O Índice de Sustentabilidade CESOP-Local procura reflectir o nível de concretização da sustentabilidade de cada município do país. É composto por indicadores e objectivos que traduzem os 17 objectivos e as 169 metas constantes da Agenda 2030.

ODS

Os ODS e a Agenda 2030, adoptados pela quase totalidade dos países do mundo, no contexto das Nações Unidas, definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procuram mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objectivos e metas comuns. São 17 ODS, em áreas que afectam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e daqueles que ainda estão para vir.

Podem-se identificar grandes áreas gerais: Pessoas- referentes à erradicação da pobreza e fome, da promoção da dignidade e da igualdade; Planeta – incidindo sobre o consumo e produção sustentáveis, o combate à mudança climática e à gestão dos recursos naturais; Prosperidade – no que diz respeito à realização pessoal, ao progresso económico e social; Paz – sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência e Parcerias – relativamente à integração transversal, à interconexão e à mobilização conjunta em prol dos mais vulneráveis.

O relatório do índice de Sustentabilidade Municipal de Braga em 2019 está disponível para consulta AQUI.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.