EDUCAÇÃO –  ‘Braga para Todos’ denuncia que alunos da EB1 de Esporões “voltam aos contentores” apesar das promessas de Rio

EDUCAÇÃO –
‘Braga para Todos’ denuncia que alunos da EB1 de Esporões “voltam aos contentores” apesar das promessas de Rio

O movimento ‘Braga para Todos’, que em Dezembro denunciou o atraso das obras da EB1 de Esporões e o facto de existirem 60 crianças há dois anos a terem aulas em contentores sem aquecimento, afirma que Ricardo Rio “voltou a falhar e a mentir aos pais” quando a prometeu que a obra terminava a 21 de Dezembro e a escola abriria para o segundo período escolar. “No entanto, ontem, as crianças voltaram aos contentores”, acusa.

Segundo aquele movimento plítico, que em comunicado às redacções afirmar acompanhar “a situação junto de alguns encarregados de educação”, o presidente da Câmara de Braga “está a falhar e continua a não dar uma palavra aos pais sobre o atraso”.

PUBLICIDADE

Elda Fernandes, responsável do Braga para todos, considera “a situação grave do ponto de vista político e ético, sendo respeito pelas cerca de 60 crianças  nulo”.

“ Estes pais e estas crianças ontem mereciam, tinham o direito de ouvir o que aconteceu da boca de Ricardo Rio, merecem tal como todos os bracarenses um pedido de desculpas, porque ele não foi surpreendido pela negativa como estas crianças que até pediram aos pais material escolar novo para a estrear a escola e estavam felizes, o que é normal porque a maioria nunca andou numa escola, como tem direito,  porque desde o primeiro ano que têm aulas em contentores. Isto é inadmissível”.

O movimento afirma que foi  indicado aos encarregados de educação que o “atraso será de  uma semana ou duas e este período os alunos terão aulas já na nova escola, no entanto, também querem ser esclarecidos sobre o aquecimento”.

“ Estas crianças não tinham aquecimento nos contentores, mas como o  edil só com pressão faz o seu trabalho acabou por colocar, mas na escola, quando terá? Esta é uma pergunta que precisa de resposta e uma solução” remata Elda Fernandes.

A escola segundo as informações dadas aos encarregados de educação abre no próximo dia 14.