CULTURA -

CULTURA - -

Braga recebe entre 23 e 25 de Outubro o ARTECH 2019

Share on facebook
Share on twitter

Braga recebe entre 23 e 25 de Outubro, o ARTECH 2019, a 9.ª Conferência Internacional sobre Artes Digitais e Interactivas. O encontro realiza-se em vários locais da cidade, que desde finais de 2017 é Cidade Criativa da UNESCO na categoria Media Arts.

Organizada pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com o Teatro Circo e a Artech-International Association, a conferência tem com objectivo promover o interesse pela actual cultura digital e sua intersecção com a arte e a tecnologia como um importante campo de pesquisa, mas também como espaço comum de discussão e troca de novas experiências.

Desde o início de suas operações, a iniciativa ARTECH hospedou centenas de instalações de arte digital, desde aplicativos de ‘infotainment’ (combinação de informação e entretenimento) até obras de arte mais formais, explorando diferentes tecnologias interactivas e de media: visão computacional, realidade virtual e aumentada, som e música digital, entre outros. 

PUBLICIDADE

Estas instalações foram apresentadas em várias feiras de arte e conferências, bem como em seminários de arte aplicada, ao longo dos últimos 15 anos.

A conferência já passou por Lisboa, Cerveira, Galiza, Porto, Guimarães, Faro, Óbidos e Macau.

ARTECH –INTERNACIONAL

A Associação Artech-International tem suas raízes na Iniciativa Artech (Arte e Tecnologia na fronteira Região Minho-Galiza). Esta iniciativa foi criada em 2002, concentrando actividades locais em torno do tema arte digital, a fim de promover uma comunidade de artistas digitais na região fronteiriça de Minho-Galiza, ao mesmo tempo em que cria um espaço experimental comum de design criativo para artistas. 

Embora o espaço de design criativo tenha sido construído inicialmente com base em parceiros da Iniciativa, a Universidade do Minho, o Centro de Computação Gráfica, a Fundação da Bienal Internacional de Arte de Cerveira e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo, ele abraçou nos anos seguintes, a Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.