CULTURA -

CULTURA - -

Braga recebe entre 23 e 25 de Outubro o ARTECH 2019

Share on facebook
Share on twitter

Braga recebe entre 23 e 25 de Outubro, o ARTECH 2019, a 9.ª Conferência Internacional sobre Artes Digitais e Interactivas. O encontro realiza-se em vários locais da cidade, que desde finais de 2017 é Cidade Criativa da UNESCO na categoria Media Arts.

Organizada pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com o Teatro Circo e a Artech-International Association, a conferência tem com objectivo promover o interesse pela actual cultura digital e sua intersecção com a arte e a tecnologia como um importante campo de pesquisa, mas também como espaço comum de discussão e troca de novas experiências.

Desde o início de suas operações, a iniciativa ARTECH hospedou centenas de instalações de arte digital, desde aplicativos de ‘infotainment’ (combinação de informação e entretenimento) até obras de arte mais formais, explorando diferentes tecnologias interactivas e de media: visão computacional, realidade virtual e aumentada, som e música digital, entre outros. 

PUBLICIDADE

Estas instalações foram apresentadas em várias feiras de arte e conferências, bem como em seminários de arte aplicada, ao longo dos últimos 15 anos.

A conferência já passou por Lisboa, Cerveira, Galiza, Porto, Guimarães, Faro, Óbidos e Macau.

ARTECH –INTERNACIONAL

A Associação Artech-International tem suas raízes na Iniciativa Artech (Arte e Tecnologia na fronteira Região Minho-Galiza). Esta iniciativa foi criada em 2002, concentrando actividades locais em torno do tema arte digital, a fim de promover uma comunidade de artistas digitais na região fronteiriça de Minho-Galiza, ao mesmo tempo em que cria um espaço experimental comum de design criativo para artistas. 

Embora o espaço de design criativo tenha sido construído inicialmente com base em parceiros da Iniciativa, a Universidade do Minho, o Centro de Computação Gráfica, a Fundação da Bienal Internacional de Arte de Cerveira e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo, ele abraçou nos anos seguintes, a Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS