A Câmara de Braga analisa na próxima segunda-feira em reunião do executivo o reforço em 510 mil euros dos apoios socioeducativos aos estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1.º ciclo da rede pública do concelho, ao nível das actividades de animação e apoio à família e refeições escolares para o ano lectivo 2018/2019.
A proposta “visa garantir respostas socioeducativas de qualidade e adaptadas às reais necessidades de cada comunidade escolar e irão abranger cerca de 6.700 crianças”.
No que se refere às refeições escolares, o município uniformizou a comparticipação por aluno, não fazendo distinção entre o pré-escolar e o ensino básico, tendo aumentado o valor do apoio nos diferentes escalões. Para o novo ano lectivo, o município irá atribuir um valor de 2,90 euros para os alunos do escalão A, 2,17 euros para o escalão B e 1,44 euros para os alunos sem escalão.
Para este ano lectivo, a autarquia procedeu à revisão dos acordos de parceria com as diversas entidades que ao longo dos últimos anos têm desempenhado um “papel fundamental” no apoio à comunidade educativa e suas famílias.
Os acordos agora revistos privilegiam um maior envolvimento dos agrupamentos de escolas, considerados interlocutores fundamentais na identificação das necessidades dos grupos de crianças e alunos e das respectivas famílias; um apoio financeiro para minorar os encargos associados às crianças que necessitam de um apoio especializado; maior proximidade e comunicação entre os diferentes actores envolvidos no processo, assim como a garantia de equidade nos encargos financeiros das famílias com estas respostas, independentemente do estabelecimento de educação e ensino frequentados, passando o município a assumir os valores referentes aos agregados com maiores carências económicas.