BRAGA - ‘Braga Sounds Better’ vence orçamento ‘Tu decides!’ para dar palco aos jovens talentos

BRAGA -
‘Braga Sounds Better’ vence orçamento ‘Tu decides!’ para dar palco aos jovens talentos

A proposta mais votada na edição ‘’Tu decides!’ é do concurso de talentos ‘Braga Sounds Better’, que obteve 421 votos, apresentando um orçamento de 24.850 euros.

Na segunda posição, com 328 votos, seguiu-se a proposta ‘CareerLiftOff’, orçada em 7.414 euros. Em terceiro lugar ficou o projecto ‘Move-te!’, com um total de 270 votos, contando com um orçamento de 17.000 euros. Por último, na quarta posição, seguiu-se o projecto ‘Gaming & Cosplay’, com 256 votos, cujo orçamento para a sua concretização se cifra nos de 25.000 euros.

Nesta edição do ‘Tu Decides!’ votaram 2.680 jovens que decidiram o destino a dar aos 75 mil euros alocados à iniciativa. No total foram apresentadas 22 propostas, das quais 19 passaram à fase de votação.

PUBLICIDADE

Na sessão de apresentação das propostas vencedoras, realizada esta quarta-feira, no edifício gnration, o presidente da Câmara de Braga, sublinhou a importância do Orçamento ‘Tu Decides!’ como “forma de promover uma cidadania activa e participada por parte dos jovens Bracarenses, assim como a sua aproximação às políticas levadas a cabo na Cidade, concretizando as suas aspirações”.

Ricardo Rio destacou a “diversidade dos projectos apresentados”, assim como a “forte adesão dos jovens ao processo de votação”. “O executivo municipal “tem tido a preocupação de envolver a população como parte activa nas tomadas de decisão em diversas iniciativas”, sendo que este Orçamento ‘Tu Decides!’ “representa mais uma oportunidade para os jovens participarem em todo o processo democrático, desde a formulação de propostas até à sua votação e implementação”.

Também Sameiro Araújo, vereadora da Juventude, manifestou a sua “satisfação” pelo interesse dos jovens neste orçamento participativo, referindo que a juventude bracarense “está cada vez mais atenta” à vida da sua cidade.

“Desde 2015 temos vindo a estimular os mais novos a darem o seu contributo e visões, que passam do papel para o terreno e têm tido um impacto relevante na comunidade, contribuindo activamente para o desenvolvimento do concelho”, destacou Sameiro Araújo.

PROJECTOS VENCEDORES

Nesta edição, os projectos vencedores abrangem diversas áreas de actividade. O concurso de talentos ‘Braga Sounds Better – Concurso de Talentos’ apresentado por Ângela Pinheiro, pretende dar palco aos jovens talentos das escolas de Braga. A ‘We Sound Better’, em parceria com as Associações de Estudantes das Escolas Secundárias do concelho tem objectivo de promover o exercício cultural e artístico e dar espaço para que os jovens estudantes possam apresentar os seus trabalhos à comunidade.

O projecto ‘CareerLiftOff’, apresentado por Diogo Leiras, vai dinamizar estágios de Verão para os jovens munícipes, cujo objectivo passa pela introdução de um primeiro contacto com o mundo laboral, permitindo aos estudantes aprimorar os conteúdos leccionados, em competências práticas e efectivas. O projecto, destinado a jovens do ensino Secundário, Profissional e Superior prevê a oferta de estágios por parte de empresas da esfera municipal, de serviços municipais, de start-ups, bem como de empresas candidatas, sendo que os estudantes deverão seguir um processo de candidatura idêntico ao do mundo laboral.

A presente proposta passa pela dinamização da relação entre estudantes e o tecido empresarial do concelho de Braga. Neste sentido, serão abertas inscrições às empresas do concelho para a apresentação de projectos concretos de estágio. Os participantes terão direito a um passe dos Transportes Públicos de Braga (válido durante o período do estágio), ao subsídio de alimentação correspondente à duração do estágio, a uma gratificação monetária e ao Cartão de Jovem Munícipe (com validade de 1 ano).

Já o projecto ‘MOVE-TE!’, apresentado por Carolina Vieira Gomes, pretende combater a taxa de obesidade nos jovens, apresentando alternativas saudáveis e de bem-estar para a ocupação dos tempos livres na escola. Em concreto, este projecto aposta na colocação de equipamentos de fitness na escola EB2,3 Frei Caetano Brandão e na Secundária de Maximinos, bem como, no melhoramento da oferta de equipamentos de lazer como jogos de ténis de mesa, matraquilhos, jogos tradicionais (cordas de saltar, jogo do elástico, sofás, plantas decorativas e cortinas). Este projecto prevê, ainda, implementar aulas de yoga e meditação para os alunos.

Por último, o projecto ‘Gaming & Cosplay’, apresentado por Ana Cecília Morais Gonçalves, é um projecto que se divide em dois momentos. Por um lado, vai criar armários de acesso livre e desburocratizados, colocados em salas do aluno, que serão equipados com jogos de mesa e de tabuleiro, alguns clássicos, mas maioritariamente, os chamados jogos modernos.

Por outro lado, o projecto vai realizar a ‘Augusta Con’ – Convenção internacional de Jogos de Tabuleiro e Simulação, Cosplay e Gaming, que será um espaço abrangente e inclusivo, capaz de juntar num encontro, cultura, educação, desporto, divertimento, criatividade, empreendedorismo, boas práticas e diferentes gerações.