REGIÃO –  Café Memória estreia-se em Esposende

REGIÃO –
Café Memória estreia-se em Esposende

A Casa da Juventude de Esposende recebe, este sábado, a primeira sessão do Café Memória, criado em resultado de um protocolo de colaboração, recentemente celebrado, entre o Município de Esposende, o Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, a Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal.

«O Café Memória traduz-se num local de encontro para a partilha de experiências e suporte mútuo a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores, com o acompanhamento de profissionais de saúde e de serviço social e o apoio de voluntários», explica, em comunicado, a autarquia.

PUBLICIDADE

O projecto visa contribuir para a redução do isolamento social em que muitas destas pessoas se encontram, melhorando a sua qualidade de vida, e pretende ainda sensibilizar a comunidade para a problemática das demências, fomentando o seu envolvimento no projeto.

Em Esposende, as sessões decorrerão na Casa da Juventude, no terceiro sábado de cada mês, das 10h00 às 12h00, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia.

Nesta primeira sessão, Catarina Alvarez, da Associação Alzheimer Portugal, vai falar sobre a “Sobrecarga do cuidador familiar”. Quase três dezenas de voluntários irão dar apoio às sessões, sendo que, para tal, encontram-se a receber formação.