BRAGA –

BRAGA – -

Câmara de Braga disponibiliza bio trituradores para reduzir queimadas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Braga adquiriu dois bio trituradores para disponibilizar gratuitamente à população que, desta forma, pode proceder à destruição dos sobrantes agrícolas e florestais sem recorrer à utilização do fogo. A intenção é reduzir em cerca de 40 por cento o número de queimas que se realizam no concelho.

A medida faz parte do ‘Cuidar Braga’, um projecto desenvolvido pelo município em parceria com as juntas de freguesia que visa a protecção da natureza, das pessoas e bens. Financiado pelo Fundo Recomeçar, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o projecto representa um investimento superior a 42 mil euros.

PUBLICIDADE

“O uso do fogo para queima de sobrantes agrícolas e florestais é a principal origem dos incêndios rurais. Com este projecto damos uma alternativa mais segura, tanto para as pessoas como para o meio ambiente. Acreditamos que assim será possível reduzir o número de ignições e as emissões de CO2”, explicou Altino Bessa, vereador do Ambiente e da Protecção Civil, na sessão de apresentação do projecto que decorreu esta quinta-feira, na Quinta Pedagógica de Braga.

Altino Bessa lembrou que, além do perigo de incêndio, a realização de queimas e queimadas é responsável pela má qualidade do ar. “Este equipamento destrói tudo o que é combustível nos terrenos e transforma potenciais fragilidades em resíduos que são absorvidos pela terra, servindo de adubo natural”, acrescentou o vereador, salientando a necessidade de se alterar comportamentos nesta área.

A disponibilização do bio triturador é totalmente gratuita. Para poder usufruir deste serviço, os munícipes têm que contactar a junta de freguesia da sua área da residência e solicitar o equipamento que, após agendamento, será colocado no terreno.

O projecto ‘Cuidar Braga’ inclui ainda a realização de uma campanha de sensibilização junto da população, bem como acções de formação para os colaboradores das juntas de freguesias que irão manusear os equipamentos.

Mais informações sobre o projecto podem ser obtidas junto da Divisão Municipal de Protecção Civil através do número 253 61 60 60.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.