Câmara de Viana entrega equipamentos de proteção aos Bombeiros Sapadores em investimento de 128 mil euros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou um novo conjunto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) à Companhia de Bombeiros Sapadores, num investimento global de 127.980 euros destinado a reforçar a segurança e as condições de trabalho dos operacionais.

O investimento, financiado em regime de overbooking pelo programa Norte 2030, contempla dois conjuntos de equipamentos. A maior parcela, no valor de 87.980 euros, destina-se ao fornecimento de equipamentos de proteção para combate a incêndios rurais, incluindo 120 fatos de proteção, 100 capuzes (cogulas), 100 pares de luvas, 50 camisolas ignífugas e quatro mochilas extintoras.

A segunda componente do investimento, no valor de 40 mil euros, assegura o fornecimento contínuo, durante três anos, de fardas de trabalho e fatos de treino para os elementos da corporação.

Na cerimónia de entrega, o presidente da Câmara Municipal destacou que esta aquisição permite proporcionar aos Bombeiros Sapadores “mais segurança e conforto para continuarem a cumprir da melhor forma a vossa missão”, sublinhando o compromisso do município com a valorização dos meios de proteção dos operacionais.

Fundada a 22 de março de 1780, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, inicialmente designada Companhia da Bomba, é o terceiro corpo de bombeiros mais antigo de Portugal, apenas antecedido pelos Sapadores de Lisboa e do Porto.

Atualmente, a corporação integra 76 elementos, entre 71 bombeiros, três elementos de comando, um assistente operacional e um assistente técnico, tendo como principal missão a proteção e o salvamento de pessoas e bens no concelho de Viana do Castelo. Sempre que solicitado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o corpo de bombeiros intervém também noutras zonas do país.

Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo dispõem de capacidade de intervenção em diversas áreas, incluindo combate a incêndios urbanos e rurais, desencarceramento, matérias perigosas, operações de salvamento em grande escala, mergulho e intervenções em ambientes especiais, reforçando o seu papel como uma das corporações de referência a nível nacional.

Com este investimento, o município pretende continuar a dotar os seus operacionais dos melhores meios de proteção, contribuindo para uma resposta mais eficaz e segura às situações de emergência.

[email protected]

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais