O executivo do Município de Braga debate e vota, segunda-feira, uma proposta de desafectação do domínio público autárquica de uma parcela de terreno na freguesia de Gualtar, onde o Centro Social do Vale do Homem irá construir uma creche.
Ao jornal “O Vilaverdense”, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, disse que o equipamento servirá quer a comunidade local, que os funcionários do Hospital, que passam a poder ali deixar os filhos, enquanto trabalham.
“É mais um passo no sentido da criação de uma rede concelhia de berçários e creches, uma promessa que assumimos já no mandato anterior”, explicou.
A nova creche será construída em parceria com aquele Centro Social e com a Junta de Freguesia, a quem o terreno será cedido, por 25 anos, através de um contrato de comodato. O terreno pertence ao Município por cedência de proprietários em processos de licenciamento urbanístico.
A pretensão teve parecer favorável quer da Segurança Social do distrito, quer do Hospital – através da Comissão de Trabalhadores – quer, ainda, da Universidade do Minho por vai avançar com um projecto-piloto para a criação de estruturas de apoio à primeira infância, nomeadamente berçários/creches.
“Olhamos para o futuro e percebemos que existe uma área que nos parece particularmente crucial e que diz respeito às respostas para a primeira idade. Por força de uma cidade jovem, em constante crescimento e continuamente a atrair e a fixar mais pessoas, temos vindo a sentir alguma dificuldade em dar uma resposta cabal à muita procura que tem existido em termos de berçários e creches”, explica Ricardo Rio.
Recorde-se que o tema da construção de uma creche em Gualtar tem sido abordado, amiúde, na Assembleia Municipal local, pelo deputado e ex-presidente da Freguesia João Nogueira, do PS.