BRAGA - Câmara e Juntas de Freguesia projectam ano de 2019 com 9 milhões de euros

BRAGA -
Câmara e Juntas de Freguesia projectam ano de 2019 com 9 milhões de euros

O Orçamento Municipal de Braga para 2019 transfere para as freguesias mais de 9 milhões de euros através dos acordos de execução e obras por delegação de competências ou apoios financeiros. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara, Ricardo Rio, em reunião com os presidentes de Junta.

Esta transferência inclu a revisão dos acordos de execução de delegação de competências num incremento superior a 700 mil euros face à situação que se verifica actualmente.

A realização descentralizada de reuniões da Câmara e da Assembleia Municipal, a calendarização de visitas formais a cada uma das freguesias, a Ceia de Autarcas a realizar no próximo mês de Janeiro, as acções de formação a desenvolver e os trabalhos realizados pela comissão interna para a definição dos limites administrativos das freguesias e a realizar pela comissão para a revisão da reforma administrativa foram outros temas em discussão.

PUBLICIDADE

“Ouvir, debater, planear e escrutinar o trabalho a desenvolver para mitigar as necessidades, dificuldades, mas principalmente para dotar o concelho de um desenvolvimento coeso e sustentável onde impere a qualidade de vida e o bem-estar são o cerne da nossa acção diária ao leme dos destinos do concelho”, referiu Ricardo Rio.

No encontro, o autarca reiterou a importância do trabalho realizado pelas Juntas de Freguesia, “parceiros basilares para a concretização da estratégia e planeamento pretendidos para o concelho”.

JUNTAS:”PARCEIROS BASILARES”

“É através da sua proximidade, atenção e dinamismo ímpar, que conseguimos promover a coesão e progresso territorial”, acrescentou, salientando que “Braga deve orgulhar-se da competência e dinamismo dos seus autarcas”.

“Estas mulheres e estes homens são os primeiros rostos no terreno na auscultação da população e na sinalização de carências a debelar, por outro lado é em conjunto que queremos delinear o rumo a seguir para que Braga se afirme cada vez mais como um território onde viver, trabalhar, investir, estudar ou visitar seja um orgulho para todos”, enfatizou Rio.

A realização destas reuniões periódicas com todos os autarcas soma-se a um contacto permanente e diário do Gabinete de Apoio à Presidência, já que a auscultação dos anseios, objectivos e planos dos autarcas de Freguesia “são uma das prioridades da acção da Câmara Municipal”.