Com o sector da agricultura em agenda, a candidatura da Aliança Democrática (AD) esteve hoje em Cabanelas, num encontro agricultores e representantes da Junta de Freguesia. A iniciativa serviu para abordar as dificuldades por que atravessa o setor e sublinhar «a urgência em revitalizar um setor absolutamente prioritário para Portugal, em particular para o concelho de Vila Verde».
Numa visita à zona agrícola servida pelo canal de regadio Sabariz-Cabanelas, o deputado e candidato pela Aliança Democrática, Carlos Cação, defendeu a necessidade de «apoiar os agricultores, assim como as propostas da coligação PSD/CDS/PPM para reduzir a burocracia no acesso aos programas de ajuda e as barreiras à produção e à rentabilidade da atividade».
Acompanhado pela presidente da Câmara e mandatária concelhia da Aliança, Júlia Rodrigues Fernandes, o deputado social-democrata sublinhou «o potencial enorme desta área para a atividade agrícola» e a necessidade de rentabilizar o investimento público no regadio.
Neste encontro que contou com a participação da presidente da Junta de Cabanelas, Anabela Rei, foi ainda defendida «a valorização dos terrenos que estão em baldio para produção agrícola ou, em alternativa, a disponibilidade de áreas para quem pretenda produzir».
Júlia Rodrigues Fernandes destacou que a agricultura «assume um papel determinante para o desenvolvimento do mundo rural e da coesão social e territorial».
Relativamente à agricultura, Carlos Cação defendeu ainda a necessidade de «resolver problemas como a baixa rentabilidade da atividade, o aumento exponencial do envelhecimento da população agrícola e o abandono do território, perante um mercado sempre em grande evolução e com pressão cada vez maior sobre o setor agropecuário».
ovilaverdense@gmail.com