LEGISLATIVAS 2024 (Braga)

LEGISLATIVAS 2024 (Braga) -

CDU quer reforço de meios e mais transporte público para o IPCA

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Sandra Cardoso considera que o sub-financiamento e a falta de oferta de transportes públicos são os principais problemas que se colocam ao Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Após um encontro com Maria José Fernandes, presidente do IPCA, a primeira candidata da CDU por Braga, apontou que o financiamento público do Politécnico, com sede em Barcelos, “é manifestamente insuficiente para as necessidades de funcionamento e de investimento existentes”.

“Pese embora o investimento em curso construção de uma nova residência, continua a ser insuficiente a oferta pública de alojamento para estudantes”, sublinhou a candidata da coligação PCP/PEV.

Quanto ao transporte público, Sandra Cardoso referiu que escassez de oferta de transportes públicos “é hoje um dos principais problemas” do distrito bracarense.

Esta carência na oferta, acrescentou, “acontece também ao nível ferroviário, tendo em conta “a persistência da não concretização das ligações necessárias no quadrilátero Barcelos-Braga-Guimarães-Famalicão-Barcelos”.

“A falta de transportes públicos que liguem os vários concelhos deste distrito, também em horário nocturno, é um dos factores que afasta estudantes da frequência do ensino superior”, afirmou.

Sandra Cardoso, que se fez acompanhar pelos candidatos Inês Rodrigues, Carmo Cunha e Manuel Carvoeiro, destacou o compromisso da CDU com o reforço do ensino superior público e “a necessidade da assunção plena das responsabilidades por parte do Estado, questão à qual que os sucessivos governos PS e PSD/CDS não têm correspondido, pelo contrário”.

O IPCA é uma instituição de grande importância para a região, com mais de 7.000 estudantes, que oferece cursos de licenciatura, mestrados, especialização tecnológica, pós-graduação, em regime diurno e pós-laboral.

Constituído por quatro escolas, Escola Superior de Gestão, Escola Superior de Tecnologia, Escola Superior de Design, Escola Superior de Hotelaria e Turismo, com pólos em diferentes concelhos do distrito de Braga.

Nos últimos anos, o IPCA tem registado um aumento significativo do número de alunos, e está a investir, em parceria com as autarquias, na construção de duas escolas em Guimarães e Esposende.

ovilaverdense@gmail.com

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.