VILA VERDE

VILA VERDE -

Cemitérios de Vila Verde abertos de forma condicionada entre 31 de Outubro e 2 de Novembro

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os cemitérios de Vila Verde vão estar abertos, de forma condicionada, «na tentativa de se encontrar um justo, embora difícil, equilíbrio entre os imperativos de proteger a saúde pública e o respeito pelos sentimentos de compaixão revelados pelos munícipes» tendo em conta a solenidade de Todos os Santos.

Em comunicado, a Câmara refere que «quer na solenidade de Todos os Santos vivida a 1 de Novembro, quer no Dia dos Fiéis Defuntos (2 de Novembro), as autarquias do Município de Vila Verde optaram por uma situação de “normalidade condicionada”».

PUBLICIDADE

«Concordamos, aliás, com a Conferência Episcopal Portuguesa pois também entendemos que não seria apropriado o encerramento completo dos cemitérios. Assim, considerando o actual estado da pandemia, é sensato que se imponham medidas suplementares de protecção, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, o condicionamento do número de visitantes e em simultâneo a própria duração temporal das visitas aos espaços cemiteriais, estabelecendo-se um limite máximo de visitas em função da dimensão dos espaços», acrescenta.

CEMITÉRIO MUNICIPAL

No dia 1 de Novembro, o número de pessoas em permanência no Cemitério Municipal, para efeitos de visita ou asseio das campas/jazigos, é limitado ao máximo de 100 pessoas em simultâneo, sendo que apenas poderão permanecer duas pessoas por campa/jazigo, cumprindo as medidas de afastamento e de protecção definidas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

O tempo de permanência da visita ou asseio das respectivas campas/jazigos é restrito a um período máximo de 15 minutos, devendo ser evitada a aglomeração de pessoas à entrada do cemitério.

É ainda obrigatório o uso de máscara e a manutenção de uma distância social superior a dois metros para as pessoas que não vivam no mesmo agregado familiar.

Estas medidas vigoram durante o horário de funcionamento do cemitério entre os dias 31 de Outubro a 2 Novembro, podendo ser modificadas, a todo o tempo, em função de novas orientações da DGS.

VISITAS NOUTROS DIAS

A autarquia apela a todos para que, «que caso lhes seja possível, transfiram as tradicionais visitas realizadas nos habituais dias 1 e 2 de Novembro estendendo-as e espaçando-as ao longo do mês».

«Desta forma estariam a transfigurar a saudade e o luto, próprio destes dois dias, em momentos de oração mais longos e espaçados que se repartiriam durante todo o mês, em memória daqueles que nos precederam», sublinha.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS