A nova valência do Centro Social do Vale do Homem (CSVH), o “Felizmente Lar”, situado em Gualtar, no concelho de Braga, deverá abrir as portas no início do mês de Agosto, depois de um investimento superior a quatro milhões de euros.
Falando à margem de uma visita à obra, realizada esta terça-feira, o presidente da instituição, Jorge Pereira, disse que o novo lar vai permitir acolher 50 utentes e criar 40 novos postos de trabalho, tratando-se de uma «resposta inovadora e diferenciada».
«Ao longo dos anos, o Centro Social do Vale do Homem tem procurado ser inovador e também aqui o fizemos, nomeadamente com a colocação de uma piscina activa que permite qualidade de vida a todos os nossos utentes e que estará também à disposição de entidades da região», explicou.
Jorge Pereira adiantou que o lar possuirá um Centro de Reabilitação Motora com ginásio, fisioterapia, espaço de neuroestimulação, sauna e banho turco, além de um “spa”, aproveitando as «novas tecnologias e as novas respostas que estão ao dispor do sector social», como hidroginástica, hidroterapia, aromaterapia e coloroterapia.
«Teremos algumas réplicas da Casa da Alegria, que é um edifício especializado para pessoas com Alzheimer e outras demências. Este não é um lar especializado a esse nível, mas já toca muito no que é a parte das demências», sublinhou.
Trata-se do quarto edifício construído pela instituição, sediada em Lanhas, em Vila Verde, que já possui o Centro Social e a Casa da Alegria em Lanhas e o Lar das Termas em Sequeiros, no concelho de Amares.
QUATRO MILHÕES
O “Felizmente Lar” está a ser construído num espaço cedido pela Junta de Freguesia de Gualtar, na Rua da Igreja Velha, no âmbito de uma parceria estabelecida entre o CSVH, a Junta e a Câmara Municipal de Braga.
«Inicialmente tínhamos apontado para um investimento de três milhões de euros, mas neste momento já falamos de mais de quatro milhões, o que aconteceu por várias razões, nomeadamente o aumento dos preços dos materiais e dos equipamentos», detalhou Jorge Pereira.
O dirigente acrescentou que foi adquirida uma parcela de terreno que permite o acesso a sul e criado mais um piso no edifício, «que cresceu quase mil metros em termos de área bruta de construção», permitindo criar uma zona de estacionamento e um ginásio.
«No fundo, foram trabalhos que surgiram no decurso da obra e que não estavam previstos quando apresentámos este projecto, daí esta mudança de valores», sublinhou.
O investimento é feito pelo Centro Social do Vale do Homem com recurso a financiamento bancário.
JANTAR COMEMORATIVO
Esta noite, a instituição promove um jantar comemorativo dos seus 16 anos, no Hotel Meliã, em Braga, onde serão entregues os prémios de “Colega do Ano” do Centro Social, do Lar das Termas e da Casa da Alegria.