REGIÃO

REGIÃO -

Certificação confere «autenticidade» ao artesanato do junco de Forjães

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No âmbito das comemorações dos 34 anos da elevação de Forjães a Vila – e um ano após a abertura do Centro Interpretativo do Junco de Forjães – terá lugar no próximo dia 1 de Julho a cerimónia de certificação do artesanato do Junco de Forjães, em sessão, agendada para as 15h, no Centro Interpretativo do Junco de Forjães/Centro Cultural de Forjães.

Na sessão será formalizado o processo de certificação da Unidade Produtiva Artesanal de Isa Joana Silva, que se torna assim na primeira, e para já única, UPA/artesã com produção certificada, garantindo a «qualidade e o vínculo do território da cestaria em junco de Forjães». As peças serão devidamente reconhecidas através das etiquetas de certificação fornecidas nesta cerimónia, numeradas sequencialmente e com o nome da UPA pelo organismo de certificação (A.CERTIFICA).

No âmbito deste processo de «reconhecimento da Arte do Junco de Forjães», serão ainda entregues Cartas de Mérito pelo CEARTE a Rosa Maria Pinto Brochado dos Santos, Maria Celina dos Santos Teixeira e Maria Filomena Mendanha da Rocha.

A produção artesanal das esteiras de Junco na Vila de Forjães é um dos patrimónios culturais, a nível material e imaterial, mais «estimados pela população local» e que foi introduzido no século XIX, dando origem a um grupo de artífices à época designado por “esteireiros”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.