REGIÃO –

REGIÃO – -

Chegas de bois animam Mercado da Castanha em Vieira do Minho este fim-de-semana

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As tradicionais chegas de bois voltam a fazer parte de cartaz do Mercado da Castanha que decorre em Vieira do Minho, entre esta sexta-feira e domingo.

Mais de duas dezenas de belos exemplares de touros da raça barrosã voltam a encantar e preencher por completo o Parque dos Moinhos, uma prova inequívoca do extraordinário trabalho dos criadores de animais da raça barrosã do concelho.

O evento, apresentado oficialmente, pelo presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, conta também com a participação de 31 expositores/produtores locais que vão comercializar as castanhas e os produtos locais provenientes das colheitas de outono (hortaliças, frutas, feijão amarelo, fumeiro, azeite, chás, broa, mel, compotas,), vinho verde, queijo, chás, plantas e ervas aromáticas,  doçaria e o artesanato local.

PUBLICIDADE

A iniciativa – disse o autarca – “tem por objetivo dar a conhecer as potencialidades económicas da região, valorizar os produtos característicos da época e aproximar quem produz de quem consome, potenciando negócios para os produtores do concelho”.

“O Mercado da Castanha é acima de tudo uma grande mostra de produtos  locais, que a par da comercialização da castanha e dos vários produtos locais, o visitante pode também encontrar o característico  artesanato”, vincou o presidente.

COBERTURA DA RTP

Uma das novidades é a presença da RTP1 na tarde de sábado com a emissão do programa Aqui Portugal.

Apresentado por Joana Teles, Hélder Reis e Catarina Camacho, o programa será transmitido em direto dos Paços do Concelho entre as 11h00 e a 20h00.

Outra grande novidade é a presença de uma prova e mostra de vinhos que conta com a presença de 12 adegas Cooperativas.

A autarquia volta a realizar uma palestra que aborda temas relacionados com a castanha e a sua produção. Em colaboração com a Direção Regional de Agricultura, no sábado de tarde, dia 10, os agricultores e produtores podem assistir ao debate sobre o modo de  produção de castanha na região do Minho e a vespa da galha do castanheiro.

Ainda no sábado, dia 10, realiza-se a VII edição das Jornadas Micológicas de Vieira do Minho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.