VILA VERDE -

VILA VERDE - -

Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” arranca a 12 de Fevereiro em Vila Verde

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Arranca no próximo dia 12 de Fevereiro, em Vila Verde, o Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”, uma iniciativa promovida no âmbito do projecto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, co-financiado pelo Norte 2020 e que está a ser desenvolvida pelo Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.

1ª CONFERÊNCIA É UM «RECONHECIMENTO ÀS ARTESÃS QUE BORDAM OS LENÇOS DOS NAMORADOS

A primeira conferência, a realizar na Casa do Conhecimento, em Vila Verde, às 14h00 do dia 12 de Fevereiro, subordinada ao tema “Uma arte de bordar por ‘Aquelas Mulheres do Minho’ ”, assume-se como um «momento de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas mulheres (artesãs) que bordam os Lenços de Namorados e que assim ajudam a manter viva a identidade cultural do concelho de Vila Verde e da região do Minho», pode ler-se em nota enviada.

A sessão de abertura será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, e contará também com a presença da Vereadora da Educação, Cultura e Acção Social, Júlia Fernandes.

PAINEL DE INVESTIGADORES

A conferência irá contar com a participação de um «reputado» painel de investigadores, nomeadamente, Ana Pires, investigadora na área do Bordado, Jean-Yves Durand e Micaela Ramon, ambos docentes na Universidade do Minho, nas áreas da Antropologia e da Literatura Portuguesa, respectivamente, e ainda Isabel Maria Fernandes, directora do Museu de Alberto Sampaio, do Paço dos Duques e do Castelo de Guimarães / DRCN.

Em representação do consórcio “Minho Inovação”, a conferência contará com a participação de representantes das três comunidades Intermunicipais, nomeadamente, Júlio Pereira, Primeiro Secretário da CIM Alto Minho, Luís Macedo, Primeiro Secretário da CIM Cávado, e Marta Coutada, Secretária Executiva da CIM Ave. A comissária do projecto “Estórias do Minho”, Lurdes Rufino, também marcará presença no arranque do evento. Haverá ainda dois momentos musicais interpretados pela Academia de Música de Vila Verde e uma performance teatral pelo Grupo de Teatro Itinerantenredo.

CICLO DE CONFERÊNCIAS PARA «VALORIZAR A HERANÇA CULTURAL DO MINHO REMEMORADA NO FEMININO»

Neste Ciclo de Conferências, que percorrerá os 24 municípios do Minho, pretende-se «valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar».

Para as conferências serão convidadas personalidades académicas com trabalho de investigação de relevo na área em análise – Identidade Cultural do Minho.

A organização pretende, para além de fornecer aos participantes os conteúdos sobre os temas propostos, «promover para uma experiência identitária do território, através da dinamização de um momento cultural ligado a cada uma das conferências».

A participação nas sessões é gratuita e possibilita a obtenção de créditos por parte dos docentes que venham a frequentar este Ciclo de Conferências.

Programa e inscrições em: www.minhoin.com.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.