VILA VERDE

VILA VERDE -

“Ciência Aberta” foi o tema de conversa na última Conferência do Ciclo “Direitos no Mundo Digital”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Casa do Conhecimento de Vila Verde realizou, esta quarta-feira, 11 de Novembro, a 3ª Conferência “Ciência Aberta: o Conhecimento ao Serviço da Sociedade”, do Ciclo “Direitos no Mundo Digital”, com a participação especial de Eloy Rodrigues, Director dos Serviços Documentação e das Bibliotecas da Universidade do Minho.

Numa apresentação «bastante interativa», que «estimulou um entusiasmado debate», foram abordadas duas grandes áreas, a de Acesso Aberto e de Ciência Aberta, com maior incidência nesta última.

Eloy Rodrigues posiciona-se há muitos anos como «defensor acérrimo do Acesso Aberto e da Ciência Aberta», tendo «desenvolvido um vasto trabalho nestas áreas, sendo actualmente Presidente do Conselho Executivo da Confederation of Open Access Repositories (COAR)».

A sua experiência proporcionou aos participantes a possibilidade de «absorver um pouco do seu conhecimento, de reflectir sobre a importância e as vantagens de uma “ciência aberta” e do papel reivindicativo que a sociedade pode assumir em relação à ciência e à partilha das investigações, no sentido de “encurtar caminho” para a resolução de problemas atuais da humanidade», pode ler-se em nota enviada.

“TRIO DE CONFERÊNCIAS”

O trio de conferências em torno dos “Direitos no Mundo Digital” é uma iniciativa da Casa do Conhecimento de Vila Verde e da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em parceria com a Rede Casas do Conhecimento, concretamente com a Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, a Casa do Conhecimento de Boticas, a Casa do Conhecimento de Montalegre e a Casa do Conhecimento de Paredes de Coura.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.