VINHOS (País)

VINHOS (País) -

Contra radicalismos, José Manuel Fernandes sai em defesa do consumo moderado de vinho: «A água em excesso também faz mal»

O Ministro da Agricultura e Pescas, o vilaverdense José Manuel Fernandes, defende que «temos que combater o ataque que existe em relação ao vinho». Aliás, numa intervenção que está a ser amplamente difundida nas redes sociais, foi mais longe: «o vinho faz parte do nosso modo de vida, do modo de vida europeu».

O governante respondia a uma interpelação do deputado do Livre, Jorge Pinto, no âmbito de uma reunião da comissão parlamentar de agricultura e pescas sobre a verba de 15 milhões de euros destinada à destilação de vinho.

A destilação dos excedentes «é apenas um paliativo» para um problema que se acumulou e não uma solução, defendeu José Manuel Fernandes.

Para evitar os excedentes de produção, José Manuel Fernandes referiu que os principais países produtores, como França e Espanha, promovem o arranque de vinha e a colheita verde.

O ministro apontou ainda o dedo a um «ataque ao vinho tinto e, nomeadamente, um ataque ao consumo mesmo moderado do vinho» à escala da UE, o que obriga à procura de novos mercados.

«Há campanhas em termos europeus e nacionais contra o vinho. Do género, mesmo que esteja a conviver, não beba», assinalou.

Por isso, refere que «o vinho, se se beber de forma moderada, não faz mal à saúde». E sustentou mesmo que «a água em excesso também faz mal. Aliás, em excesso, faz tudo mal».

Numa perspetiva de que «o vinho faz parte do nosso modo de vida», foi mais longe: «Olhe, não há missa sem vinho! É um ritual religioso. Faz parte da nossa raiz, da nossa cultura».

Por isso, entende que «temos que combater este ataque que existe em relação ao vinho».

ovilaverdense@gmail.com

https://www.facebook.com/jmfernandes.eu/videos/1037542367972849/

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE