SAÚDE -

SAÚDE - -

Covid-19. Hospital de Braga reforça medidas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Hospital de Braga suspende, a partir da próxima segunda-feira, a actividade clínica não urgente. Entre as medidas de reforço está a criação de um novo circuito em espaço próprio e independente, separado do Serviço de Urgência, para encaminhamento de casos suspeitos de infecção com o novo coronavírus.

Em relação à recepção de casos suspeitos de Covid-19, a unidade de saúde bracarense, afirma, em comunicado, que “até ao momento” o circuito existente “deu resposta às necessidades”.

Contudo, “foi necessário um reforço das medidas implementadas tendo em conta o panorama nacional, medidas actualizadas à medida das necessidades e em permanente articulação com as normas e orientações da Direcção-Geral da Saúde.

CONSULTAS

O hospital suspensão de todas as consultas presenciais não prioritárias. Quando clinicamente adequado é efectuada consulta não presencial, através de contacto telefónico entre médico e utente. Nas consultas não presenciais será utilizada a Prescrição Electrónica Médica.

Com a presença do utente no hospital, apenas são realizadas consultas prioritárias e que clinicamente o exijam.

As consultas canceladas são remarcadas oportunamente.

HOSPITAL DE DIA

O Hospital de Dia Oncológico mantém-se em funcionamento sem qualquer restrição e o Hospital de Dia Médico dará resposta aos utentes cuja situação clínica assim o justifique.

BLOCO OPERATÓRIO

O ‘Bloco’ mantém-se também em funcionamento com as salas estritamente necessárias para dar resposta aos utentes prioritários e muito prioritários.

EXAMES

O hospital determinou ainda que as marcações dos exames e colheitas de sangue serão ajustadas em função da sua prioridade clínica. Todos os utentes cujos exames forem cancelados, são contactados para marcação posterior.

A piscina do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação encerra também a partir de segunda-feira.

BANCO DE SANGUE

Ainda no âmbito do Plano de Contingência do Covid-19, o Banco de Sangue é transferido, temporariamente, para uma nova localização. Esta medida permite criar um espaço próprio e independente com ligação directa a uma ala de internamento dedicada exclusivamente a eventuais casos de Covid-19.

Deste modo, a partir, o Banco de Sangue passou para o Piso 0 no Centro do Conhecimento. Para aceder a este espaço os dadores devem dirigir-se ao quiosque telefónico junto à recepção principal e seguir as indicações.

Caso se desloquem de automóvel, os dadores mantêm a possibilidade de estacionar gratuitamente em qualquer parque do hospital, durante o período da dádiva.

O hospital apela a todos os dadores para continuarem a efectuar as suas dádivas, essenciais para dar resposta a todos os doentes que delas necessitam.

“Perante o cenário actual, contamos com o seu contributo. Salvar vidas não está só ao alcance dos profissionais de saúde, pelo que também o pode fazer. Contamos consigo. Juntos salvamos vidas!”, apela.

PEDIDOS DE INFORMAÇÃO CLÍNICA

O atendimento presencial no Gabinete de Acesso à Informação Clínica está suspenso por tempo indeterminado. Os pedidos de informação devem ser efectuados via email, correio ou fax.

A finalizar, aquela unidade hospitalar adianta que “outras medidas que serão activadas consoante as necessidades identificadas e de acordo com a fase de contingência em que nos encontramos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.