SAÚDE -

SAÚDE - -

Covid-19. Hospital de Braga reforça medidas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Hospital de Braga suspende, a partir da próxima segunda-feira, a actividade clínica não urgente. Entre as medidas de reforço está a criação de um novo circuito em espaço próprio e independente, separado do Serviço de Urgência, para encaminhamento de casos suspeitos de infecção com o novo coronavírus.

Em relação à recepção de casos suspeitos de Covid-19, a unidade de saúde bracarense, afirma, em comunicado, que “até ao momento” o circuito existente “deu resposta às necessidades”.

Contudo, “foi necessário um reforço das medidas implementadas tendo em conta o panorama nacional, medidas actualizadas à medida das necessidades e em permanente articulação com as normas e orientações da Direcção-Geral da Saúde.

PUBLICIDADE

CONSULTAS

O hospital suspensão de todas as consultas presenciais não prioritárias. Quando clinicamente adequado é efectuada consulta não presencial, através de contacto telefónico entre médico e utente. Nas consultas não presenciais será utilizada a Prescrição Electrónica Médica.

Com a presença do utente no hospital, apenas são realizadas consultas prioritárias e que clinicamente o exijam.

As consultas canceladas são remarcadas oportunamente.

HOSPITAL DE DIA

O Hospital de Dia Oncológico mantém-se em funcionamento sem qualquer restrição e o Hospital de Dia Médico dará resposta aos utentes cuja situação clínica assim o justifique.

BLOCO OPERATÓRIO

O ‘Bloco’ mantém-se também em funcionamento com as salas estritamente necessárias para dar resposta aos utentes prioritários e muito prioritários.

EXAMES

O hospital determinou ainda que as marcações dos exames e colheitas de sangue serão ajustadas em função da sua prioridade clínica. Todos os utentes cujos exames forem cancelados, são contactados para marcação posterior.

A piscina do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação encerra também a partir de segunda-feira.

BANCO DE SANGUE

Ainda no âmbito do Plano de Contingência do Covid-19, o Banco de Sangue é transferido, temporariamente, para uma nova localização. Esta medida permite criar um espaço próprio e independente com ligação directa a uma ala de internamento dedicada exclusivamente a eventuais casos de Covid-19.

Deste modo, a partir, o Banco de Sangue passou para o Piso 0 no Centro do Conhecimento. Para aceder a este espaço os dadores devem dirigir-se ao quiosque telefónico junto à recepção principal e seguir as indicações.

Caso se desloquem de automóvel, os dadores mantêm a possibilidade de estacionar gratuitamente em qualquer parque do hospital, durante o período da dádiva.

O hospital apela a todos os dadores para continuarem a efectuar as suas dádivas, essenciais para dar resposta a todos os doentes que delas necessitam.

“Perante o cenário actual, contamos com o seu contributo. Salvar vidas não está só ao alcance dos profissionais de saúde, pelo que também o pode fazer. Contamos consigo. Juntos salvamos vidas!”, apela.

PEDIDOS DE INFORMAÇÃO CLÍNICA

O atendimento presencial no Gabinete de Acesso à Informação Clínica está suspenso por tempo indeterminado. Os pedidos de informação devem ser efectuados via email, correio ou fax.

A finalizar, aquela unidade hospitalar adianta que “outras medidas que serão activadas consoante as necessidades identificadas e de acordo com a fase de contingência em que nos encontramos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS