ROTA DAS COLHEITAS –

ROTA DAS COLHEITAS – -

Cozedura das Louças é a grande novidade da Festa das Colheitas da Vila de Prado

A Vila de Prado prepara-se para voltar a receber, entre os dias 27 e 29 de Setembro, a tradicional Festa das Colheitas, que já se realiza pelo oitavo ano consecutivo. Nesta edição, o tema é “Louças de Prado”.

Por esse motivo, logo no primeiro dia, pelas 20h30, vai acontecer uma cozedura tipo neolítico de louças de Prado, numa das principais novidades do certame.

PUBLICIDADE

«A louça, uma vez cozida, será desenfornada, pelas 24h00. Tudo será orientado pelo oleiro João Lourenço, de Oliveira, Barcelos, a quem cabe também a tarefa de, na sua oficina, produzir a peça que servirá de lembrança a todos quantos participarem activamente nesta Festa das Colheitas. Podemos dizer que esta será a novidade maior destas Festas das Colheitas», explica o padre João Alberto Correia.

Nesse mesmo dia 27, acontecerá o Jantar da Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte e nele serão apresentados os elementos que, em Janeiro, serão entronizados. Na manhã do dia 28, acontecerá também uma caminhada solidária, seguida de aula de zumba. O restante programa é semelhante ao dos anos anteriores.

«Penso que as edições anteriores e a forma como tem vindo a crescer falam por si sobre a importância desta iniciativa. É uma das montras do que de bom se faz em Prado, um espaço de afirmação do orgulho e da cultura pradenses. Como é sabido, a sua receita contribui, em larga escala, para a recuperação do nosso vasto património religioso», destaca o pároco.

Ao envolver a comunidade, acrescenta João Alberto Correia, esta iniciativa «afirma-se como um importante momento de convívio e confraternização, promove a partilha e esbate bairrismos e particularismos que não fazem sentido».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS