PAÍS

PAÍS -

Criação de freguesias só com aprovação por maioria qualificada da Assembleia Municipal

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As propostas de criação de freguesias têm de ser aprovadas, por maioria qualificada, pelas Assembleias de Freguesia e pelas Assembleias Municipais envolvidas no processo, segundo o diploma do Governo.

Segundo a proposta de lei do executivo, «todas as Assembleias de Freguesia envolvidas no processo deliberam sobre a proposta de criação de freguesia, devendo esta ser aprovada em todas elas, por maioria qualificada dos respectivos membros em efectividade de funções».

Segue-se a apreciação na respectiva Assembleia Municipal, que também deve aprovar «por maioria qualificada».

Quanto ao papel das Câmaras Municipais, o parecer sobre a proposta de criação de freguesia deve ser proferido no prazo de 15 dias, após solicitação pelas Assembleias Municipais envolvidas no processo, prevendo-se que a ausência de parecer emitido no prazo referido é considerada que «este é favorável».

Merecendo aprovação pelas Assembleias de Freguesia e pelas Assembleias Municipais, a proposta de criação de freguesias é remetida à Assembleia da República, «a fim de aí ser apreciada», nos termos da Constituição da República Portuguesa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.