METEOROLOGIA -

METEOROLOGIA - -

Depressão Amelie a caminho com mais chuva, vento e ondas de 5 metros em Esposende

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A depressão Amelie já está a caminho com mais chuva, vento e agitação marítima, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado.

Segundo o IPMA, em Portugal continental a depressão “não deverá ter impacto significativo no estado do tempo”, prevendo-se ocorrência de precipitação e intensificação do vento a partir do final deste sábado no litoral Norte e Centro e nas terras altas.

A acumulação de precipitação não dever atingir valores correspondentes ao aviso amarelo, no entanto as rajadas de vento máximas nas terras altas podem ter intensidades até 90 km/h, ou seja, já no limiar mais baixo do aviso amarelo podendo vir a ser emitido esse aviso para as respectivas regiões.

As zonas marítimas a norte do Cabo Carvoeiro serão afectadas com agitação marítima forte a partir das 06h00 de domingo, que podem chegar aos 5 metros em Esposende, tendo o IPMA emitido o respectivo aviso amarelo.

A designação de Amelie foi atribuída pela Agencia Estatal de Meteorologia espanhola A iniciativa de dar nome às tempestades que afectam o sul da Europa resulta da colaboração das agências de meteorologia de Portugal (IPMA), Espanha (AEMET) e França (MétéoFrance), num projecto que visa “assegurar e facilitar a cooperação” entre os serviços de meteorologia dos vários países, melhorando a comunicação entre autoridades em caso de fenómenos meteorológicos que afectem toda a região sul do continente europeu.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.