VILA VERDE

VILA VERDE -

‘Dia Eco-Escola’: município elogia «acção extraordinária da EPATV»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, agradeceu esta sexta-feira a «conquista de mais uma Bandeira Eco-escolas — a décima quinta consecutiva — que traduz um trabalho extraordinário da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV)».

Júlia Fernandes falava após a cerimónia de içar da Bandeira Verde à entrada da EPATV que integrou a celebração do Dia da Eco-escola que incluiu uma caminhada até à Ponte Nova, na Loureira, no espaço de lazer daquela praia fluvial.

A sessão contou com a presença do director da Escola, João Luís Nogueira, e da directora Pedagógica, Sandra Monteiro, o presidente da Junta de Loureira, Fernando Ferreira, professores e centenas de alunos que deram vida a estas celebrações.

«O dia é vosso» — começou por dizer o director Geral da EPATV, destacando a presença da edil vilaverdense pela sua total disponibilidade para participar nas nossas atividades.

Lembrando a 15.ª Bandeira Verde atribuída à EPATV, nos últimos anos, João Luís Nogueira sublinhou que a «preservação da natureza nos nossos tempos é um acto heróico, aqui praticado todos os dias, porque é do Planeta que resulta uma grande parte da nossa felicidade».

A caminhada iniciou-se manhã cedo, passando pelas principais ruas de Vila Verde, liderada por Sandra Monteiro e pelos professores Paula Costa, José Dantas, Sara Leite, Pedro Arantes, entre outros.

Chegados à Ponte Nova, os caminhantes viveram uma ‘mega-aula’ de Educação Física, seguindo-se uma palestra sobre a limpeza dos rios, por Adelino Silva, da Direção do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde.

Sandra Monteiro agradeceu a disponibilidade da Junta de Freguesia que tornou possível «realizar estas actividades e mostrar como se preserva um belo lugar de lazer».

O engenheiro Adelino Silva, numa palestra sobre limpeza de rios e identificação de plantas invasoras, lembrou a necessidade reduzir, reciclar e reutilizar o lixo porque ainda é «enorme a quantidade de resíduos sólidos que vem parar aos cursos de água» e depois desagua no mar.

Depois do almoço, numa sessão online, a comunidade escolar assistiu às palestras sobre o livro “Os Bichos de Braga”, pelo fotógrafo João Ferreira; a apresentação de projetos da Associação Palombar, pelo biólogo Pedro Alves; e o Parque Nacional Peneda Gerês, pela representante Cristina Machado.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.