REGIÃO

REGIÃO -

Distrital de Braga do PSD exige que Governo apresente “estudos concretos” sobre exploração de lítio

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Paulo Cunha, líder da Distrital de Braga do PSD, anunciou esta quinta-feira que vai solicitar aos deputados eleitos pelo distrito que exijam do Governo, na Assembleia da República, “estudos concretos e objectivos” sobre a prospecção e exploração de lítio no Monte do Seixoso e serras adjacentes dos concelhos minhotos de Celorico de Basto, Fafe e Guimarães.

O também o vice-presidente da Comissão Política Nacional do partido, reafirma a sua preocupação com a qualidade da água, cortes dos lençóis freáticos, a escassez de água bem como com a afectação e “as consequências económicas que daqui vão advir, uma vez que, para além de se desvalorizarem as terras, a agricultura vai ficar quase impraticável e o turismo também vai perder muito com a existência de uma mina a céu aberto”.

“Não podemos pactuar com decisões precipitadas e extemporâneas por parte do Governo de António Costa, que podem colocar as populações e agentes económicos em risco ambiental e por inerência com prejuízos financeiros para a toda esta região, inserida já no mapa de intenções de prospecção e exploração de lítio”, alerta Paulo Cunha.

Para o presidente de câmara de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que em conjunto com os autarcas envolvidos neste processo, solicitou assessoria sobre esta matéria às universidades de  Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e do Minho (UMinho), “o Governo não está a tratar este dossier de uma forma séria assente em decisões técnicas, o que pode ser muito prejudicial para todas os habitantes desta região ”, adiantando ainda que é “necessário e urgente o Governo apresentar um estudo completo sobre esta matéria”.

Rui Novais, vereador na câmara de Fafe e responsável pela concelhia do PSD neste concelho, também lamenta que o executivo fafense, de maioria absoluta do PS, nada tenha referido sobre esta intenção do Governo socialista que apoia.

“Neste momento o presidente de câmara de Fafe está já investir em expropriações, para o futuro parque industrial, cerca de dois milhões de euros. Tem já orçado outros dois milhões para as infra-estruturas do mesmo. Ou seja: está a esbanjar quatro milhões de euros num parque que está inserido no mapa de prospecção e exploração de lítio”, acusa o social-democrata.

“A população de Fafe precisa, e com urgência, de saber o que se passa com este projeto. A autarquia fafense, no entanto, tem tratado este dossier sem qualquer preocupação e cuidado com a população do concelho”, lamenta Rui Novais.

Já o presidente da concelhia do PSD de Guimarães, e vereador na câmara vimaranense, Ricardo Araújo, apesar deste projecto englobar uma pequena parte da freguesia de Serzedo, mostra-se solidário com a Distrital de Braga e com todas as concelhias do PSD envolvidas, para que este assunto “seja discutido com a seriedade que se exige num assunto tão melindroso”.

Recorde-se que no passado sábado o Movimento Seixoso Vieiros (que além dos concelhos minhotos abrange ainda Mondim de Basto, Amarante e Felgueiras) convocou uma manifestação contra a prospecção e extracção de lítio nesta zona, alegando, sobretudo, a defesa do ambiente e a qualidade de vida.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.