REGIÃO

REGIÃO -

Dois alunos da EPATV marcaram presença na final do concurso “Jovens Talentos da Gastronomia”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Dois alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) tiveram a honra de disputar em Esposende a final do concurso “Jovem Talento da Gastronomia” (JTG), ao lado de 26 estudantes e jovens profissionais de todo o País. Neste Concurso nacional só participaram mais duas Escolas minhotas: a Profissional de Esposende e a de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

Rodolfo Meléndrez Rodriguez, Coordenador do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria na EPATV, acompanhou os alunos da EPATV durante os três dias e destacou o «empenho e as capacidades demostradas» pelos alunos Francisco Lopes e Rafaela Rodrigues.

«O desafio foi grande; os nervos, o stress e a pressão foram ainda maiores, mas saíram-se muito bem tendo em conta que se tratava do seu primeiro concurso, e não foi qualquer um… Só estamos a falar do Jovem Talento da Gastronomia. Concurso nacional de grande repercussão. Parabéns para a Rafaela e Francisco por mais este desafio de aprendizagem e de superação para eles», revela em nota enviada o Chefe Rodolfo Meléndrez.

PUBLICIDADE

Artes de mesa, barman, cozinha, inspiração veggie, pastelaria e cozinha tradicional foram as sete áreas em concurso, tendo Rafaela Rodrigues representado a EPATV na categoria de Cozinha/Pastelaria enquanto Francisco Lopes foi finalista nacional na disciplina de Pastelaria.

PRESTAÇÃO

Rafaela Rodrigues, do 2° ano do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria, teve a «oportunidade de demonstrar a sua capacidade, a sua coragem perante novos desafios nestes tempos difíceis e as suas aprendizagens». O prato a concurso foi um “Carré de borrego em crosta de pistachio e ervas aromáticas, creme de batata doce e legumes grelhados”.

Por sua vez, no segundo dia, Francisco Lopes, do 3° ano do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria, apresentou um “pão de ló húmido crocante com cremoso de tangerina, crumble de canela e gelado de baunilha”.

Além da Final Nacional da 9.ª edição do “Jovem Talento da Gastronomia”, na Escola Profissional de Esposende, decorreu no dia 12 de Maio o Fórum JTG, dedicado aos estudantes de gastronomia e que consistiu num momento de formação.

“JOVEM TALENTO DA GASTRONOMIA”

O Jovem Talento da Gastronomia é um movimento criado em 2009 para jovens profissionais e estudantes de hotelaria e restauração (cozinha, pastelaria, bar, serviço de sala e gestão). O JTG é um «ponto de contacto dos jovens em construção de carreira com toda a comunidade gastronómica e funciona como uma rampa de lançamento para os participantes, estimula a aprendizagem e aumenta o leque de oportunidades».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.