CULTURA

CULTURA -

dstgroup cede duas obras de arte à Universidade do Minho (inspiradas nos 50 anos da academia)

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O dstgroup vai inaugurar duas obras de arte na Universidade do Minho, no âmbito das comemorações dos 50 anos da academia minhota.

No campus de Gualtar, em Braga, a inauguração está marcada para 03 de julho (14h30) junto ao complexo desportivo e no campus de Azurém, em Guimarães, acontecerá a 17 de julho (16h00), no pátio em frente às Escolas de Ciências, Engenharia e Arquitetura.

Este foi o resultado de uma “open call”, que determinou, como vencedores, o coletivo de artistas portugueses constituído por Fernando Maia, Filipe Mendes, Marta Lima e Rui Ferro, com a obra “Calçada do Conhecimento”, bem como o alemão Volker Schnütggen, com a obra “Common Home”.

O júri, composto por um representante da zet gallery, Helena Mendes Pereira, outro da Universidade do Minho, António Gonçalves, e pela artista visual Sandra Baía, analisou as propostas e selecionou os dois melhores projetos, num total de 70 participações de todo o mundo, desde Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Brasil, Chile, Turquia, Roménia, Irão, China ou Japão.

A decisão do júri baseou-se nos seguintes critérios, tal como indicado no regulamento: adequação do portfólio do candidato à proposta apresentada; originalidade da proposta; qualidade estética da proposta; materiais e recursos escolhidos para o desenvolvimento do projeto e as suas características ao nível da durabilidade e da manutenção da obra de arte; exequibilidade técnica da proposta; adequação da proposta ao espaço público, de uma forma geral.

“Estamos extremamente felizes com o resultado final. As obras assinalam, de diferentes formas, aquela que entendemos ser a missão da universidade: um lugar de aprendizagem e um lugar a que muitos chamamos casa. Relevam, ainda, a importância da UMinho para o desenvolvimento da região nos últimos 50 anos e dão-nos um caminho para o futuro”, revelou Helena Mendes Pereira, curadora e diretora da zet gallery.

O dstgroup teve, a seu cargo, a produção e a instalação das obras de arte, com apoio da zet gallery, e apoiou financeiramente cada uma delas no valor de 15 mil euros, atribuídos a cada artista ou coletivo.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.