REGIÃO

REGIÃO -

Eixo Atlântico aplaude compromisso português na ligação ferroviária a Vigo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao, “avalia positivamente” o compromisso do Governo português e do seu Primeiro-Ministro, António Costa, com a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e a “fronteira” com a Galiza.

“Esta visão estratégica foi reforçada pelo presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, num fórum realizado em Lisboa. Este é um projecto que o Eixo Atlântico propõe e defende há 20 anos, ainda antes dos diferentes Governos espanhóis paralisarem os dois troços pendentes: Ferrol – Coruña e Vigo-Frontera Portuguesa”, adiantou o secretário-geral da organização.

Xoán Mao salienta que a ligação Lisboa – Vigo (que o Eixo Atlântico denomina Lisboa-Ferrol, pois une a nova linha de alta velocidade Lisboa-Frontera com a inacabada linha denominada oficialmente Ferrol-Frontera Portuguesa) “permitirá ligar a fachada marítima atlântica da Península Ibérica, as suas cidades, portos, centros empresariais tecnológicos, universidades e aeroportos num sistema integrado que reforça a sua competitividade com a maritimidade como eixo central”.

O responsável da associação, que junta municípios do Norte de Portugal e da Galiza, sublinha, ainda, que “a recente licitação do estudo prévio da saída sul de Vigo, troço que ligará Vigo com a “frontera” portuguesa e que o Eixo Atlântico há mais de 10 anos reclama que se retome, reforça a condição de que esta linha será uma realidade em 2030. Sobretudo, pelo empenho e o compromisso do Governo de Portugal”.

Xoán Mao diz que o Eixo Atlântico não comenta a posição do Governo português sobre a ligação Lisboa-Madrid já que esta foi uma linha “imposta” pelo Governo de Aznar e o ministro Álvarez-Cascos na Cimeira da Figueira da Foz, no ano de 2003, sem acordar previamente com o Governo português, “que se viu obrigado a uma proposta do Governo de Espanha”.

Ainda assim, “apoia solidariamente a melhoria das ligações com a Extremadura, região que em termos de competitividade ferroviária é uma das mais mal tratadas de Espanha”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.