COMBUSTÍVEIS

COMBUSTÍVEIS -

ERSE estima que a gasolina fique mais barata e o gasóleo mais caro do que o «preço eficiente»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No primeiro relatório semanal de supervisão dos preços dos combustíveis, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aponta para uma «diferença ligeira no preçário em relação à semana passada», sendo que a gasolina esteve 1% mais barata.

A Entidade Reguladora concluiu que os preços de venda ao público em Portugal, na semana passada, diferiram ligeiramente daquilo que é considerado como «preço eficiente». De acordo com os cálculos do regulador, a gasolina esteve mais barata (1%), mas o gasóleo mais caro (0,3% acima).

No que diz respeito aos preços com descontos, publicados pela Direção Geral de Energia e Geologia, a reguladora reporta que «a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -3,6% face ao preço eficiente e o gasóleo simples -4,2%», acrescentando que, em termos absolutos, estas estimativas representam, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, «7,5 cêntimos por litro e 7,6 cêntimos por litro abaixo dos preços eficientes, respectivamente».

Os ajustes sobre o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) vão representar, esta semana, uma redução de 20 cêntimos por litro na gasolina e de 17,5 cêntimos por litro no gasóleo.

No entanto, de acordo com o relatório, após os impostos, para a semana de 30 de Maio a 5 de Junho, o preço final da gasolina 95 simples ficará nos 2,090 euros por litro, enquanto que o gasóleo simples se vai situar em valores de 1,875 euros por litro.

De recordar que ficou determinada uma redução da taxa do ISP em 0,5 cêntimos por litro na gasolina simples, na semana mencionada, enquanto que o regime fiscal aplicável ao gasóleo se mantém inalterado.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.