CULTURA

CULTURA -

Escola do Rock de Paredes de Coura promove concertos diários e tour ‘Vira Fest’ pelo Norte e Galiza já este domingo

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Arranca já este domingo mais uma edição da Escola do Rock de Paredes de Coura, este ano com a particularidade de todas as noites serem preenchidas com concertos no centro da vila com bandas residentes de edições anteriores e deste ano, mas também por esta edição preceder o ‘Vira Fest’, um pequeno tour/festival itinerante que percorre num camião-palco algumas cidades e vilas do Norte de Portugal e Galiza.

“A Escola do Rock é um projecto único onde a educação pela arte, neste caso pela música, assume uma dimensão maravilhosa e cativante. Estamos muito felizes e apenas lamentamos a redução das inscrições, atendendo à situação pandémica que atravessamos”, lamentou Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura e entidade promotora desta iniciativa anual, acreditando no regresso pleno em próximas edições.

Este domingo na noite de Paredes de Coura ouvem-se pelas 21h00 os The Rebel Spirits, que a par dos Outsiders (tocam a 20 de Julho) foram as bandas residentes seleccionadas para a edição deste ano da Escola do Rock.

PUBLICIDADE

O toque para o arranque da Escola é logo pela manhã do dia seguinte, decorrendo nos moldes habituais nas salas da Caixa da Música, mas com a particularidade de os alunos serem divididos em turnos para cumprir as recomendações de prevenção da pandemia. 

Assim, até 23 de Julho segue-se uma residência intensiva da Escola do Rock, preenchida com ensaios, workshops, sessões de cinemajam sessions, showcases, demonstrações de instrumentos e concertos.

ESCOLA DE SONHO

Nestas actividades pretende-se que os alunos possam ir além da destreza musical e desenvolvam outras competências fundamentais enquanto músicos e pessoas, tais como comunicação, autoconfiança, tolerância, trabalho em equipa e autonomia.

Já as duas bandas residentes têm à sua disposição espaços exclusivos para ensaio e a tutoria dos formadores desta incubadora de bandas que é a Escola do Rock, culminando com a gravação de um single e a apresentação de alguns concertos em diferentes contextos.

Segue-se o Vira Fest que permiteà Escola apresentar-se em algumas cidades portuguesas e galegas, fazendo uso de um camião-palco, com cerca de 19 metros de frente e 13 de altura, com videowall integral.

O Vira Fest é um minifestival itinerante, organizado em parceria com escolas de música locais das cidades e vilas por onde passa, que pretende proporcionar uma experiência única aos alunos da Escola do Rock, dando-lhes a oportunidade de tocarem em contextos diversos. Uma tour em condições inéditas, possibilitando aos alunos tocar em condições singulares e facilitando o acolhimento da Escola por parte dos municípios, uma vez que permite facilmente fazer concertos ao ar livre e em total segurança para o público e para os participantes. Invertemos a lógica dos grandes festivais e damos a oportunidade a jovens que estão a dar os primeiros passos no mundo da música de serem ‘cabeça de cartaz’.

Concertos na Vila:

18 Julho
The Rebel Spirits (21h00)

19 Julho
O Bom, o Mau e o Azevedo (21h00)

20 Julho
Outsiders (21h00)
Wicked Youth (21h30)

21 Julho
Showcases da Escola do Rock (21h00)

22 Julho
Showcases da Escola do Rock (21h00)

 

Foto Miguel Oliveira

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.