EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO -

Escola Secundária de Vila Verde é “exemplo” nacional com Plano de Inovação pioneiro

O Secretário de Estado da Educação, António Leite, apontou esta quinta-feira a Escola Secundária de Vila Verde como “exemplo” a nível nacional devido à implementação de um Plano de Inovação pioneiro.

O programa, que abrange turmas do sétimo e oitavo anos, iniciou no ano lectivo anterior e decorre até 2025, com a criação de quatro disciplinas agregadoras e turmas dinâmicas, em que são compostos grupos de trabalho de seis a 12 anos.

No ano escolar que agora se inicia, haverá mais uma turma abrangida, dando seguimento ao trabalho realizado em 2022-23 e que levou 85% dos alunos e dos pais a mostrarem-se satisfeitos com o Plano de Inovação.

“Tenho visitado Vila Verde várias vezes e sempre que cá venho é por bons exemplos, como é o caso. Este é um projecto para todos, mas que envolve sobretudo cada um e cada uma”, sublinhou o Secretário de Estado, esta quinta-feira, na sessão realizada na escola.

António Leite disse que “agora o desafio é melhorar o projecto”, num “momento de renovação e inovação”, em que o “foco está nos alunos”. “Vamos acompanhar os resultados e esperar pelo final do projecto para fazermos uma avaliação”, assegurou.

O Director da Escola Secundária de Vila Verde, João Graça, fez um balanço “muito positivo” da forma como o Plano de Inovação está a ser implementado. “A escola mudou e há que mudar a forma como se faz a sala de aula”, defendeu, considerando que se trata de um projecto de aprendizagem “ajustado às novas realidades”.

“Queremos alunos cooperativos e interventivos”, frisou Graça.

JÚLIA FERNANDES E OS PROFESSORES

Também a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, destacou a “visão de futuro” subjacente ao projecto pioneiro lançado pela Escola Secundária. “Estes bons exemplos têm de ser replicados para chegar a todos os alunos”, apontou.

A autarca, que é professora de carreira, deixou também um ‘recado’ ao Secretário de Estado da Educação, pedindo que “olhe pelos alunos, mas também pelos professores e pela sua motivação”. Conforme noticiámos, o governante foi recebido com protestos de professores à chegada a Vila Verde.

ALUNOS IMIGRANTES

António Leite garantiu que o número de alunos imigrantes nas escolas portuguesas é “um desafio para o futuro” e “uma preocupação” do Ministério da Educação, liderado por João Costa.

Segundo o Secretário de Estado, no concelho de Vila Verde, o número de alunos estrangeiros passou de 222 no ano lectivo 2021-22 para 339 no ano lectivo 2022-23, tendo aumentado igualmente o número de nacionalidades representadas (de 23 para 27) e de línguas (de 14 para 17).

“É importante que estes alunos sejam bem acolhidos e integrados”, vincou António Leite.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE