REGIÃO –

REGIÃO – -

Espólio da Bienal de Cerveira ruma a Itália

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Dezasseis obras do espólio da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vão ser apresentadas no Museo del Crudo, na Sardenha, em Itália, entre 4 de Maio e 30 de Junho, informa a Direção-Geral das Artes (DGArtes).

Segundo a DGArtes a exposição intitulada ‘Territórios Imaginados’, sobre a temática da migração, irá mostrar obras de Ana Maria, Ana Pimentel, António Barros, Bartolomeu Cid dos Santos, Carlos Casteleira, Francisco Tropa, Hélia Aluai, Henrique Neves & Michael Langan, Isaque Pinheiro, Inês Norton, Lauren Maganete, Mário Ambrózio, Martinho Costa, Os Espacialistas e Samuel Rama.

Segundo a curadora da exposição, Elisa Noronha, citada no comunicado da DGArtes, “será proposto ao público um olhar sobre a migração contemporânea através da percepção do território, olhar esse que se constrói a partir de obras de 16 artistas de distintas gerações – mas com um território em comum, Portugal – numa narrativa exploratória de possíveis imaginários”.

Para o presidente da FBAC, Fernando Nogueira, a mostra retrata ainda “a revolução cultural que as duas vilas [San Sperate e Vila Nova de Cerveira] abraçaram nos anos 60 e 70 do século XX”, respectivamente.

“Os cerca de 1.500 quilómetros que separam os dois territórios [italiano e português] diluem-se quando nos reportamos à forte dinâmica cultural. San Sperate e Vila Nova de Cerveira são, há 50 e 40 anos, respeptivamente, laboratórios de experimentação artística e espaço de encontro, interacção e divulgação de ideias para artistas de todo o mundo”, afirma Fernando Nogueira, que é também presidente da Câmara de Cerveira.

A Bienal Internacional de Arte de Cerveira, a mais antiga da península Ibérica, realiza-se desde 1978.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.