REGIÃO

REGIÃO -

Esposende ganha mais um “espaço de cidadania” com Novo Arquivo Municipal

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Esposende inaugurou um novo Arquivo Municipal, obra que implicou o investimento de aproximadamente 748 mil euros e que resultou da adaptação do antigo quartel da GNR local que agora acomoda mais de 1.350 metros lineares de documentação, datada desde 1572.

Para o presidente da Câmara Municipal de Esposende, este investimento visa facilitar o acesso à documentação histórica, aspecto sublinhado pelo director da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, para quem “os arquivos são evidências daquilo que são as nossas sociedades”.

“Com este novo Arquivo Municipal dá-se início à implantação de novos modelos de gestão documental, com o uso das novas tecnologias. Concluído o processo em curso de digitalização do acervo, dotar-se-á o espaço com valências tecnológicas que facilitem a consulta, a pesquisa, a investigação e contribuam para o melhor conhecimento da História local, preservando a memória e a experiência da Administração Local”, sustentou Benjamim Pereira.

Já para Silvestre Lacerda o novo equipamento cultural “é um espaço de cidadania”. 

“Construir a sociedade do conhecimento tendo os arquivos como parte integrante é revelador daquilo que pretendemos deixar às gerações futuras”, sublinhou director da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, que frisou “a capacidade de realização e a visão de, valorizando o património, abrir o arquivo de Esposende ao Mundo”, através da disponibilização do acervo on line.

O espaço idealizado em 1866, para escola Conde de Ferreira, naquele que é considerado como o primeiro parque escolar nacional, alberga agora o Arquivo Municipal de Esposende. Ao novo espaço acrescenta-se, na Biblioteca Municipal, o acervo de Franquelim Neiva Soares e o arquivo pessoal de Manuel de Boaventura, razão para o presidente da autarquia considerar o “investimento relevante do município de Esposende para toda a população, pois, ao preservar esta documentação estamos a preservar a identidade de um povo”. 

A recuperação do antigo quartel da GNR inseriu-se no Plano de Acção de Regeneração Urbana (PARU) que inclui mais duas obras ainda em execução (o arranjo do Largo Rodrigues Sampaio e a obra do Mercado Municipal) e três outras obras já concluídas: a regeneração da zona Central de Marinhas, as obras da Alameda do Bom Jesus, em Fão e o Museu do Sargaço, em Apúlia.

A concretização do PARU decorre da aprovação, pela Comissão Directiva do Norte 2020, em finais de 2016, da medida que beneficia as zonas urbanas de Apúlia, Esposende, Fão e Marinhas, traduzidas num financiamento que ultrapassa os 4,3 milhões de euros, mas que pode atingir os 5,6 milhões, em termos de investimento total. 

A obra do novo Arquivo Municipal teve um financiamento total de 447 mil euros, tendo a autarquia investido cerca de 300 mil euros.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.