REGIÃO

REGIÃO -

Esposende vai integrar “Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Município de Esposende vai integrar a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. Com a adesão a esta plataforma, da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), «estreitam-se, ainda mais, os compromissos assumidos pela Câmara Municipal de fazer evoluir as políticas locais da juventude, numa lógica colaborativa e de partilha de boas práticas associativas e municipais», pode ler-se em nota enviada pelo Município de Esposende.

REDE NACIONAL DE MUNICÍPIOS AMIGOS DA JUVENTUDE

Criada no final de 2020 pela FNAJ, com a missão de «consolidar a ligação e a cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias», esta rede é «pioneira na concepção, implementação e avaliação de políticas locais de juventude estruturantes e sustentáveis, potenciando uma abordagem inovadora das questões da participação jovem». 

«PAPEL DESTA REDE PIONEIRA SERÁ PREPONDERANTE»

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, refere, na mesma nota, que «o convite da FNAJ, prontamente aceite, surge em reconhecimento pelas políticas de juventude que o Município tem desenvolvido, desde actividades desportivas, educativas, culturais e sociais». Benjamim Pereira sublinha que o «papel desta Rede pioneira será preponderante, enquanto plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local».

A integração do Município de Esposende nesta Rede «eleva, pois, o seu actual compromisso com os jovens do Concelho e as suas organizações para a criação de mais e melhores políticas próximas dos jovens, por meio da partilha de boas práticas, da criação de estratégias e da promoção de sinergias associativas e municipais, impulsionadoras da emancipação e de uma maior participação cívica da juventude».

VANTAGENS

A autarquia escreve ainda que «entre as vantagens da adesão a esta iniciativa destaca-se o acesso a uma rede nacional com partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas de juventude; a criação de sinergias, contactos e partilha de informação privilegiada num grupo restrito; e a participação prioritária e acesso a seminários e cimeiras sobre “Associativismo e Juventude”, assentes em processos de educação não formal e diálogo jovem. Esta adesão confere a Esposende o “Selo de Município Amigo da Juventude”, enquanto símbolo e garantia de uma autarquia que privilegia e se preocupa com os jovens».

ARRANQUE DO PROJECTO

O arranque deste projecto conjunto está previsto para o «início do mês de Março», com a realização virtual do primeiro Encontro de Municípios Amigos da Juventude, no qual serão apresentadas as linhas orientadoras desta plataforma e os projetos FNAJ de impulso e optimização da acção para a juventude dos mais de setenta municípios aderentes.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.