REGIÃO

REGIÃO -

Esposende vai integrar “Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Município de Esposende vai integrar a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. Com a adesão a esta plataforma, da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), «estreitam-se, ainda mais, os compromissos assumidos pela Câmara Municipal de fazer evoluir as políticas locais da juventude, numa lógica colaborativa e de partilha de boas práticas associativas e municipais», pode ler-se em nota enviada pelo Município de Esposende.

REDE NACIONAL DE MUNICÍPIOS AMIGOS DA JUVENTUDE

Criada no final de 2020 pela FNAJ, com a missão de «consolidar a ligação e a cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias», esta rede é «pioneira na concepção, implementação e avaliação de políticas locais de juventude estruturantes e sustentáveis, potenciando uma abordagem inovadora das questões da participação jovem». 

PUBLICIDADE

«PAPEL DESTA REDE PIONEIRA SERÁ PREPONDERANTE»

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, refere, na mesma nota, que «o convite da FNAJ, prontamente aceite, surge em reconhecimento pelas políticas de juventude que o Município tem desenvolvido, desde actividades desportivas, educativas, culturais e sociais». Benjamim Pereira sublinha que o «papel desta Rede pioneira será preponderante, enquanto plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local».

A integração do Município de Esposende nesta Rede «eleva, pois, o seu actual compromisso com os jovens do Concelho e as suas organizações para a criação de mais e melhores políticas próximas dos jovens, por meio da partilha de boas práticas, da criação de estratégias e da promoção de sinergias associativas e municipais, impulsionadoras da emancipação e de uma maior participação cívica da juventude».

VANTAGENS

A autarquia escreve ainda que «entre as vantagens da adesão a esta iniciativa destaca-se o acesso a uma rede nacional com partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas de juventude; a criação de sinergias, contactos e partilha de informação privilegiada num grupo restrito; e a participação prioritária e acesso a seminários e cimeiras sobre “Associativismo e Juventude”, assentes em processos de educação não formal e diálogo jovem. Esta adesão confere a Esposende o “Selo de Município Amigo da Juventude”, enquanto símbolo e garantia de uma autarquia que privilegia e se preocupa com os jovens».

ARRANQUE DO PROJECTO

O arranque deste projecto conjunto está previsto para o «início do mês de Março», com a realização virtual do primeiro Encontro de Municípios Amigos da Juventude, no qual serão apresentadas as linhas orientadoras desta plataforma e os projetos FNAJ de impulso e optimização da acção para a juventude dos mais de setenta municípios aderentes.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS