BRAGA

BRAGA -

Estudantes europeus procuram soluções para uma Braga mais inclusiva e sustentável

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Mais de 40 estudantes europeus estão em Braga com o objectivo de encontrar soluções mais inclusivas e sustentáveis para a cidade, no âmbito do projecto europeu Youth 4 Bauhaus, anunciou esta quarta-feira o gnration.

Acção, designada ‘Design Think Your City Braga’, pretende “capacitar os jovens e a comunidade educativa para as mudanças que ocorrem nas cidades onde vivem, envolvendo-os activa e criticamente nos diferentes modos de uso do espaço público urbano, de forma sustentável, verde e inclusiva”.

 O projecto junta estudantes romenos, belgas e eslovacos aos estudantes bracarenses com o pretexto para elaborarem atcividades de aprendizagem e desenvolvimento com base nos princípios da iniciativa Novo Bauhaus Europeu (New European Bauhaus), um projecto ambiental, económico e cultural, criado pela Comissão Europeia, que visa combinar a concepção, a sustentabilidade, a disponibilidade, a acessibilidade de preços e o investimento, a fim de ajudar a concretizar o Pacto Ecológico Europeu das pessoas.

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS

Em Braga desde o início da semana, o grupo tem realizado diversos em workshops de capacitação, visitas de campo e debates, estando acompanhados por um conjunto de arquitectos que os ajudam a desenvolver novas propostas.

Utilizando ferramentas digitais piloto que lhes permitem formular opiniões, o projecto propõe ainda uma apresentação final que permitirá a estes jovens defenderem publicamente as suas propostas, o que acontece esta quinta-feira, pelas 16h00, no gnration, em sessão aberta a toda a comunidade escolar e a interessados na área de arquitectura, desenvolvimento urbano e sustentabilidade.

Recorrendo ao popular jogo Minecraft, estudantes das cidades criativas da UNESCO para as Media Arts de Braga e Košice (Eslováquia), e das cidades de Bucareste (Roménia) e Ghent (Bélgica), juntamente com estudantes locais, desenvolvem “novas propostas pensadas para a zona envolvente do Rio Este, com início na Rodovia e fim na freguesia de Lomar”.

 O projecto tem vindo a ser implementado desde 2022 em diferentes cidades europeias e conta com quase uma centena de estudantes e docentes, entre os quais pessoas com mobilidade reduzida, surdos e com perturbações do espectro do autismo. Em conjunto, são desafiados a pensar e a debater questões concretas do foro urbano, ambiental, político, social e cultural. O projecto originou já propostas para as zonas urbanas das cidades de Košice, Ghent e Bucareste.

 Youth 4 Bauhaus é um projecto financiado pelo programa Erasmus+ e alicerçado na New European Bauhaus (NEB), iniciativa lançada pela Comissão Europeia.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.