BRAGA -

BRAGA - -

Fábrica Confiança em vias de classificação como monumento de interesse público

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) quer classificar como monumento de interesse público o edifício da fábrica Confiança, em Braga, que a Câmara pretende alienar na próxima semana, segundo um anúncio publicado nesta sexta-feira em Diário da República.

“É intenção da DGPC propor à Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural a classificação como monumento de interesse público (MIP) da Saboaria e Perfumaria Confiança, ou Fábrica Confiança”, refere o anúncio publicado no DR, com data de 2 de Janeiro.

O documento dá início ao processo de classificação do edifício, fixando em 30 dias úteis o prazo para a consulta pública dos “elementos relevantes” reunidos pela DGPC para a definição do espaço como MIP e fixação da respectiva Zona Especial de Protecção (ZEP).

A Fábrica Confiança foi desenhada por José da Costa Vilaça e inaugurada em 1921, tendo produzido perfumes e sabonetes até 2005.

Em 2012, foi adquirida pela câmara, então presidida pelo socialista Mesquita Machado.

Chegou a ser aberto um concurso de ideias para o edifício, mas, entretanto, em 2013 a câmara mudou de mãos e em Setembro de 2018 a nova maioria PSD/CDS-PP/PPM votou pela venda, alegando que, por falta de fundos disponíveis para a reabilitação, o edifício se apresenta em “estado de degradação visível e progressiva”.

No final de Janeiro, a Câmara de Braga anunciou para o próximo dia 14 a hasta pública para a alienação do edifício da Fábrica Confiança, sendo o valor base de 3,6 milhões de euros.

O PS, BE, CDU e Plataforma Salvar a Fábrica Confiança contestam a alienação, considerando que o imóvel deveria continuar na esfera pública e ser convertido num equipamento cultural e não em residência universitária privada, com capacidade para 300 unidades de alojamento.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.