OPERAÇÃO VERÃO SEGURO 2018

OPERAÇÃO VERÃO SEGURO 2018 -

GNR reforça acções de patrulhamento durante o Verão

A GNR vai reforçar durante o verão em todo o território nacional, as acções de patrulhamento e apoio na sua área de responsabilidade, com particular enfoque para os locais de veraneio mais frequentados da orla marítima, festas, romarias e eventos de grande dimensão, bem como nos principais eixos rodoviários.

No âmbito desta operação está activo o Programa Chave Direta, que tem como objectivo «garantir a segurança das residências habituais dos cidadãos que se encontram de férias, através da realização de acções de patrulhamento junto das mesmas durante a ausência dos seus proprietários».

Ainda no âmbito da operação Verão Seguro, a GNR realiza também o Programa Turismo Seguro, com o objectivo de «promover o apoio, a segurança e o combate ao crime contra o turista, nacional ou estrangeiro, contribuindo assim para uma estadia pacífica para quem visita Portugal», para além do reforço de patrulhamento especializado com vista ao atendimento, acolhimento e encaminhamento destes cidadãos em específico.

Serão igualmente desenvolvidas acções de informação e sensibilização a este público em específico, com a intenção de «prevenir os potenciais riscos e perigos durante a sua estadia».

PARA ADERIR AO PROGRAMA

A adesão ao programa deve ser solicitada pelo menos 48 horas antes da ausência dos proprietários da residência, através do registo disponível online em Verão Seguro ou no posto da GNR da sua área de residência.

COOPERAÇÃO COM MILITARES DE ESPANHA E FRANÇA

Para promover e facilitar o policiamento de proximidade com os turistas e numa conjuntura de cooperação internacional, a GNR vai ainda contar com a presença permanente de três militares da Guardia Civil espanhola e três militares da Gendamarie Nationale francesa, para a realização de patrulhamento misto, nas zonas balneares do Algarve, Lisboa e Setúbal, durante os meses de Julho e Agosto.

PORTUGUESES NO CAMINHO INVERSO

A GNR irá também reforçar o patrulhamento nas zonas turísticas espanholas e francesas mais frequentadas pelos portugueses, como Pontevedra (Espanha) e Landes e Estancarbon (França), com sete militares. Haverá ainda um reforço do patrulhamento misto com a Guardia Civil, em território português e espanhol, junto às zonas fronteiriças, em eventos de maior dimensão.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE