O Governo decidiu antecipar a aplicação da “semana de contenção”, já a partir das 00h00 do dia 25 de Dezembro, data em que serão encerrados as creches e os ATL, assim como os bares e as discotecas, passando a ser obrigatório o regime de teletrabalho.
O Primeiro-Ministro, António Costa, explicou que o Governo vai disponibilizar apoios às famílias e às empresas para minimizar os impactos dos encerramentos das creches e ATL e dos bares e discotecas.
Passará igualmente a ser obrigatório ter teste negativo para entrar em estabelecimentos turísticos ou de alojamento local, assim como em casamentos, baptizados e eventos empresariais.
A lotação de espaços comerciais fica limitada à presença de uma pessoa por cinco metros quadrados.
A obrigatoriedade de apresentação de teste negativo aplicar-se-ão nos espectáculos culturais e em todos os recintos desportivos.
Costa sublinhou ainda que o Governo pretende «incentivar a testagem massiva», tendo decidido alargar de quatro para seis o número de testes gratuitos a que cada pessoa tem direito por mês.
NATAL E PASSAGEM DE ANO
Nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro e 01 de Janeiro, será obrigatório teste negativo para aceder a restaurantes, festas de passagem de ano e casinos, havendo a proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública. Na passagem de ano, serão proibidos os ajuntamentos de mais de 10 pessoas na via pública.