PAÍS

PAÍS -

Governo reforça apoio à compra de botijas de gás de 10 para 15 euros

A ministra do Ambiente e Energia, que garante que o executivo vai pagar mais aos contribuintes abrangidos pelo programa ‘Bilha Solidária’, pretende que o acesso à medida de apoio seja “mais simples e célere”.

Maria da Graça Carvalho assegura que o Governo vai reforçar o programa “Bilha Solidária”, que passará a pagar aos contribuintes abrangidos 15 euros, ao invés de 10.

À margem de uma audição que decorre esta quarta-feira na Assembleia da República, Maria da Graça Carvalho informa que o Executivo vai reforçar em cinco euros o apoio à compra de botijas de gás.

As famílias mais carenciadas têm direito a 10 euros por mês para a bilha de gás. Para isso, no momento da compra, só têm de colocar o número de contribuinte na fatura e depois apresentar na junta de freguesia.

A ministra refere ainda que o executivo quer tornar o acesso ao programa de apoio “mais simples e célere”.

Sobre a subida do preço do gás, Maria da Graça Carvalho assume que o Governo está a acompanhar a situação e a “tomar medidas que permitam mitigar os impactos”.

O que está previsto no programa “Bilha Solidária” é que seja a junta a distribuir esses 10 euros por cada família, verba que é previamente adiantada pelo Estado à Associação Nacional de Freguesias, que tem depois a responsabilidade de fazer chegar o dinheiro a cada junta.

Refira-se que o Ministério do Ambiente garantiu, na passada semana, que o programa não está suspenso e que até foi recentemente reforçado em 2,5 milhões de euros.

Com SIC

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE