VILA VERDE

VILA VERDE -

Greve de professores deixa EB 2,3 de Moure sem actividades lectivas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A greve de professores que decorre ao longo desta sexta-feira, 9 de Novembro, está a provocar alguns constrangimentos quanto ao normal funcionamento dos diversos estabelecimentos de ensino do País. No caso do Concelho de Vila Verde, as aulas estão a decorrer dentro da normalidade em quase todos os estabelecimentos, exceptuando a EB2,3 de Moure, onde a adesão por parte dos docentes foi total.

A paralisação – iniciada hoje e que será por tempo indeterminado – na qual os professores reivindicam por melhores condições de trabalho é, segundo André Pestana, presidente do “Sindicato de Todos os Professores” (STOP), «um sinal contra as políticas de quem tem destruído a escola pública e as condições de quem trabalha».

Os docentes defendem, entre outras reivindicações, uma gestão e recrutamento de professores pela graduação do profissional e sem perfil ou mapas, sem conselhos de directores a selecionarem o recrutamento; um aumento do salário que compense a inflação; a contagem de todo o tempo de serviço docente e o acesso ao 5.º e 7.º escalões sem quotas.

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) divulgou um pré-aviso de greves que decorrerão a 9, 12, 13, 14, 15 e 16 de Dezembro.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA VERDE

No caso do Agrupamento de Escolas (AE) de Vila Verde, apesar de um ou outro caso onde se denota a falta de um professor, jardins de infância, EB1 e as EB 2,3 estão a funcionar dentro da normalidade.

Quanto à Escola Secundária de Vila Verde também está a funcionar normalmente.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOURE E RIBEIRA DO NEIVA

No Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, a EB 2,3 de Moure está sem actividades lectivas, ao contrário do Centro Escolar da Ribeira do Neiva, da EB 2,3 (esta última que regista alguma adesão à greve, estando somente três professores a leccionar) e ainda da EB de Parada de Gatim, onde as aulas estão a funcionar.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PRADO

Relativamente ao Agrupamento de Escolas de Prado, existem algumas falhas nos diferentes estabelecimentos de ensino, mas não suficientes para que a EB nº1 de Prado, a escola-sede (EB 2,3) e os estabelecimentos de Oleiros, Cabanelas e Sobral-Cervães tenham “parado” com as actividades lectivas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.