REGIÃO

REGIÃO -

Histórico Teatro Jordão volta este sábado ‘à ribalta’ para ser “âncora de futuro” de Guimarães

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A obra de reabilitação e reconversão dos históricos Teatro Jordão e da vizinha Auto Garagem Avenida, em Guimarães, é inaugurada este sábado, pelas 16h30. A intervenção foi financiada por fundos europeus, através do NORTE 2020.

O investimento de 12 milhões de euros na reabilitação da icónica sala de espectáculos vimaranense contou com o apoio de mais de 10 milhões de fundos (85%) deste programa europeu gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR)-NORTE.

Para o presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, “a reabertura e reconversão do complexo formado pelo Teatro Jordão e pela Garagem Avenida assumem um carácter especialmente simbólico. Representam um património arquitectónico e afectivo muito marcante na cidade-berço e o seu sentido original de modernidade é reinterpretado aos dias de hoje, reforçando o pulmão cultural, educativo, criativo e científico de toda a região”.

PUBLICIDADE

“Será uma âncora de futuro”, remata António Cunha.

A reabilitação e a reconversão do edifício do Teatro Jordão e da Auto Garagem Avenida permitem não apenas devolver à cidade uma sala de espectáculos e um património arquitectónico marcante, integrado no extenso programa de reabilitação e revitalização urbanas da Zona de Couros, mas também o desenvolvimento de novas valências educativas, científicas e criativas, através do acolhimento das estruturas de Artes Performativas e Artes Visuais da Universidade do Minho e da instalação da Escola de Música do Conservatório de Guimarães.

O Teatro Jordão data da década de 30 do século passado e é um exemplar típico dos cineteatros construídos à época no país, tendo constituído então um marco de modernidade no seu contexto urbano. O seu auditório tem capacidade para 400 lugares, com uma estrutura flexível. Da mesma época, a Auto Garagem Avenida, edifício concomitante, é um dos melhores exemplos da estética Art Deco’ em Guimarães.

A inauguração conta com a presença do presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, do presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, e do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro.

 

LEGENDA: Teatro Jordão é um exemplar típico dos cineteatros construídos nos anos 30 do século passado em Portugal

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.