A horta pedagógica da Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é candidata ao Concurso Nacional de Hortas Pedagógicas, promovido no âmbito do projecto “Tá na Horta”, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA). Apesar da Horta Pedagógica ser um projecto «muito recente», a coordenadora do Programa Eco-Escolas da ESA-IPVC garante que o feedback dos envolvidos tem sido «bastante positivo, sendo unânime o interesse em participar nas actividades extracurriculares, que se focam em temas ligados à alimentação e à agricultura sustentável».
CONCURSO NACIONAL DE HORTAS PEDAGÓGICAS
O Concurso Nacional de Hortas Pedagógicas é dirigido às escolas de diferentes níveis de ensino, incluindo o ensino superior e visa «incentivar a criação, requalificação e dinamização de hortas escolares, incrementando, simultaneamente, o interesse pela alimentação saudável e pelo consumo sustentável», pode ler-se em nota enviada.
«As instituições de ensino superior desempenham hoje um papel central na promoção dos princípios e práticas da sustentabilidade e este tipo de projecto é, sem dúvida alguma, muito importantes para cultivar atitudes e comportamentos pró-ambientais. As hortas, no contexto do ensino superior, têm o potencial de contribuir decisivamente para aproximar a comunidade académica dos objectivos de desenvolvimento sustentável em múltiplas vertentes», defende a coordenadora do Programa Eco-Escolas da ESA-IPVC, admitindo que a horta pedagógica procura «encorajar a comunidade académica à prática da agricultura biológica e jardinagem e ainda comprometê-la na construção de um campus mais sustentável».
Ainda nas palavras da coordenadora do programa esta «é uma estratégia capaz de gerar mudanças na cultura da comunidade, no que se refere à alimentação, à nutrição, à saúde e à qualidade de vida de todos». A Horta Pedagógica da ESA-IPVC, assumiu Gabriela Dias, «é uma oportunidade para promover a tão desejada mudança de mentalidades, que se reflectirá em atitudes diferenciadas e mais responsáveis em relação ao dever de todos no que se refere à protecção do Planeta».
A decisão de criação da Horta Pedagógica é relativamente recente e surgiu no âmbito do Programa Eco-Escolas da ESA-IPVC, no ano lectivo de 2020-2021. Actualmente, a horta é dinamizada pela comunidade académica, incluindo docentes, funcionários e alunos dos diferentes cursos ministrados na escola.
PROJECTO DE DIMENSÃO SOCIAL
A Horta Pedagógica da ESA-IPVC «é um espaço de experimentação, um laboratório ao ar livre, uma ferramenta por excelência para educar as gerações futuras para a importância da preservação do ambiente e, em particular, da produção agrícola e alimentar sustentável», defendeu Gabriela Dias, garantindo que esta «cria oportunidades de desenvolvimento de actividades extracurriculares no quadro da educação para a sustentabilidade, que se desenvolvem de uma forma informal e em regime de voluntariado».
O projecto tem também uma dimensão social, «fomentando a troca de experiências e a interação entre todos que pertencem a esta comunidade académica, incluindo alunos, professores e funcionários». A Horta Pedagógica pretende por isso ser um «espaço de convívio e lazer, onde todos podem relaxar do stress acumulado do estudo e /ou trabalho», assegurou Gabriela Dias.
ACTIVIDADES
Apesar do pouco tempo de existência, foram já realizadas diversas actividades no âmbito da Horta Pedagógica. Numa primeira acção foram criados canteiros sobrelevados de diferentes alturas para assegurar as actividades agrícolas a pessoas com mobilidade reduzida e crianças, já que também se prevê «desenvolver acções no âmbito das actividades da Academia Júnior IPVC (campos de férias dedicados aos filhos dos funcionários da instituição). Foi ainda realizado um workshop dedicado à problemática da perda da biodiversidade, com particular atenção dos insectos polinizadores. Este workshop incluiu a componente prática de construção do “hotel para insetos”, o qual foi posteriormente instalado no espaço da horta.
Já o Workshop “Jardins verticais para comer!”, uma acção hands-on integrada no Projecto SEIVA (Fundo Ambiental), privilegiou as plantas aromáticas, medicinais e condimentícias. A actividade contou a montagem de uma horta vertical, alargando assim as valências do espaço da Horta Pedagógica da ESA-IPVC (inclui um sistema de rega gota-a-gota de forma a garantir o uso sustentável da água).
PROJECTOS A DESENVOLVER
De forma a promover a «efectiva sustentabilidade deste campus e tornar esta horta um local de demonstração de boas práticas, há ainda muito a concretizar». O espaço reúne «potencial para outras actividades» que se pretendem desenvolver no futuro, por isso, está já em curso a instalação de uma unidade demonstrativa de hortas em coberturas de edifícios.
A relocalização do compostor que se encontra no jardim da escola para a área da horta, facilitando a prática de compostagem e criação de condições para outras experiências como a vermicompostagem; a realização de análises de solo de forma a conhecer as suas características físico-químicas; o estabelecimento de um plano de rotação de culturas, a instalação de um charco temporário e o aumento das estruturas que fomentem a biodiversidade, nomeadamente comedouros para aves, sebes com plantas autóctones nos limites da horta, para além do hotel de insectos já instalado, são alguns dos projectos que podem ser desenvolvidos no futuro. Espera-se, ainda, que seja possível criar um bosquete de plantas autóctones, produzir flores comestíveis, fazer ensaio de conservação e multiplicação de sementes regionais (como é o caso do feijão tarrestre) e criar um regulamento para assegurar o melhor uso da horta, a aprovar em Conselho Eco-Escolas.