Esposende procedeu, hoje, à inauguração das obras de requalificação do Mercado Municipal. A intervenção traduziu-se num investimento global de 2,6 milhões de euros.
Numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, a obra contou com financiamento do programa Portugal 2020, ao abrigo do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), o qual abrangeu, ainda, um conjunto de outras intervenções, tanto em Esposende, como em Fão e Marinhas, conforme referiu o Presidente da Câmara Municipal de Esposende.
Benjamim Pereira justificou a intervenção com a necessidade de adaptar o Mercado Municipal às necessidades atuais, criando melhores condições tanto para os vendedores como para os clientes.
O novo espaço vai abrir logo que se realize a hasta pública para atribuição dos lugares de venda. O renovado mercado conta com dezenas de bancas para comercialização de fruta, legumes e hortícolas, 7 peixarias, 6 lojas e 1 cafetaria.
Dispõe de vestiários e balneários para os utilizadores residentes, gabinetes para o aferidor e para o fiel de mercado. Além da questão estética, que foi substancialmente melhorada, outra mais-valia é a eficiência energética do edifício, nomeadamente ao nível do consumo de energia elétrica.
O espaço exterior abre a possibilidade à realização de eventos de índole diversa.
ovilaverdense@gmail.com