O Hospital de Braga recebeu a certificação em Suporte Avançado de Vida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), reconhecendo as “competências técnicas e pedagógicas desta unidade para realizar formação em emergência médica”, afirma o hospital em nota à imprensa.
“Proporcionar, aos colaboradores do Hospital de Braga, o ensino e treino de competências necessárias à actuação numa situação de paragem cardiorrespiratória, é o objectivo desta formação, que tem uma duração total de 16 horas”, explica a administração daquela unidade de saúde.
A equipa de formação de Suporte Avançado de Vida do Hospital de Braga é multidisciplinar e conta actualmente com 12 formadores, dos quais seis médicos e seis enfermeiros, pertencentes a diversos serviços, desde Urgência, Cuidados Intensivos, Anestesiologia e Pediatria.
Maria Barros, administradora executiva do hospital, destaca que “uma das missões do Hospital de Braga é incentivar o crescimento dos nossos profissionais, valorizar a capacidade técnica e a formação, pelo que esta certificação reconhece a qualidade da formação que desenvolvemos”. A administradora destaca, ainda, “o empenho e dedicação dos colaboradores do hospital para a obtenção desta certificação”.
“No ano de 2018 o Hospital de Braga contabilizou mais de 16.600 horas de formação interna ministradas aos seus mais de 2800 colaboradores”, avança Maria Barros.