BRAGA - 

BRAGA -  -

INL abre candidaturas para apoiar tecnologias inovadoras nas PME do sector do mar

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, tem a decorrer até ao dia 10 de Dezembro o período de candidaturas para a Open Call do projecto KETmaritime.

O objectivo deste programa é oferecer às pequenas e médias empresas ligadas ao sector do mar consultoria científica gratuita para a aplicação de tecnologias que lhes permitam desenvolver produtos e serviços inovadores.

PUBLICIDADE

Numa segunda fase, são escolhidas quatro empresas para serem desenvolvidos projectos-piloto com recurso a tecnologias inovadoras, em conjunto com os vários parceiros do projecto KETmaritime.

O KETmaritime é um projeto internacional, liderado pelo INL, e que conta com parceiros de cinco países diferentes da Zona Atlântica:Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda.

UM MILHÃO DE EUROS

No total, o projeto KETmaritime tem cerca de 1 milhão de euros disponíveis para ajudar a levar as empresas ligadas à indústria do mar as chamadas Key Enabling Technologies (KET) – que incluem desde a micro e nanoeletrónica; passando pela nanotecnologia; a biotecnologia industrial; os novos materiais; a fotónica e também as tecnologias avançadas de fabrico.

“O projeto KETmaritime tem como missão construir uma rede colaborativa que integra organizações com experiência em investigação e desenvolvimento e os principais ‘stakeholders’ do sector marítimo, para facilitar a introdução de novos desenvolvimentos tecnológicos e novas formas de pensar nas empresas marítimas tradicionais, especialmente, nas PME”, explica Daša Majcen, responsável do INL pelo projecto.

Na visão do INL esta “é uma oportunidade única para as empresas mais tradicionais do sector marítimo acederem à tecnologia e poderem criar serviços e produtos inovadores”.

As empresas interessadas podem apresentar a respectiva candidatura em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8qqJ3GANVuf9ll_qsjg0iRqYR-20YcR2QbJNvkiiMXDRsgQ/viewform

Os resultados para a primeira fase da Open Call (consultoria científica gratuita) vão ser conhecidos até ao dia 15 de Janeiro de 2019. Já os resultados da segunda fase, relativa às quatro PME seleccionadas para o desenvolvimento de projectos-piloto, são conhecidos até 12 de Abril de 2019.  Mais informações sobre o KETmaritime em http://ketmaritime.eu/

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS