Investimento em novas instalações para o Arquivo Municipal de Braga é prioritário em 2021

A principal prioridade de investimento infra-estrutural para 2021 na área da Cultura são as novas instalações para o Arquivo Municipal de Braga, que deve ficar instalado no edifício da antiga Escola Francisco Sanches.

O Plano de Actividades agora aprovado pela Câmara refere que se trata de “recuperar este equipamento e instalar em definitivo e em condições modernas e optimizadas para as funções arquivistas, para o acesso aos investigadores, para a criação de uma sala de leitura e para a modernização dos sistemas de trabalho por forma a dar resposta adequada às novas exigências neste domínio”.

Em 2021, acrescenta o documento nesta parte elaborado pela vereadora Lídia Dias, “teremos a reabertura, após processo de reabilitação, do Museu da Imagem, e o avanço de trabalhos para a futura reabilitação da Casa dos Crivos”.

“Os restantes equipamentos municipais também serão alvo de um diagnóstico aprofundado visando a melhoria contínua da acessibilidade física, intelectual e social e da qualidade do acolhimento de públicos”, sublinha.

O Plano de Actividades para a Braga Cultura 2021 “reflecte a determinação da cidade candidata a Capital Europeia de Cultura 2027, através da emancipação das primeiras medidas e da execução efectiva da acção inscrita na Estratégia Cultural de Braga 2020-2030. Será também um ano marcado pela excepcionalidade que advém da pandemia Covid-19 e neste momento existe ainda uma grande incerteza em relação às iniciativas que se poderão realizar”.

No entanto, – sublinha – e neste particular o Município procura continuar as medidas criadas, excepcionalmente, em 2020, como o ACTUM-Convocatória Aberta de projectos artísticos ou o apoio à edição fonográfica, entre outras.

ABRIR A PORTA A 2027

Para além disso, – escreve o pelouro da Cultura – “uma certeza existe: chegou o momento de abrir a porta a 2027! A Cultura é, hoje, marca indelével e um dos principais eixos de intervenção municipal para a afirmação de Braga a nível nacional e europeu e assume-se como pilar de sustentabilidade, inclusão e coesão para o pleno desenvolvimento territorial e humano”.

E, prosseguindo, sublinha: “A acção cultural traz um retorno directo em termos económicos e mediáticos, mas principalmente em termos de capacitação para o pensamento crítico e exercício de uma cidadania participativa, fomentando directamente a formação de públicos e a incrementação de entidades cuja missão se integra na esfera do desenvolvimento local”.

E conclui: “Os bracarenses, hoje, sabem que podem fruir de acções e bens culturais, mas essencialmente têm uma maior consciência do seu valor e potencial. É hora de aproveitar a vitalidade cultural urbana e as dinâmicas enraizadas e fortemente identitárias para a construção de uma Cidade-Futuro no objectivo de um olhar integrado, abrangente e múltiplo”.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais