BRAGA -

BRAGA - -

Investimento municipal duplicou em 2018 mas dívida a curto prazo aumentou

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O investimento municipal em Braga duplicou em 2018 e as contas mostram um resultado líquido do exercício de 6,1 milhões de euros, um número melhor que o resultado líquido de 2017, que foi de 3,6 milhões de euros. No entanto, a dívida a curto prazo aumentou.

Os números, descritos no Relatório de Gestão e Contas de 2018, que é apreciado na próxima segunda-feira em reunião do executivo municipal.

Em nota à imprensa, a o executivo liderado por Ricardo Rio, refere que ao nível do investimento autárquico “foi um ano extremamente exigente”, com a concretização de diversos projectos estruturantes em diversas áreas de actuação municipal”.

O ano de 2018 ficou marcado por diversos projectos de “extrema importância para a cidade”, lê-se o texto, dando como exemplos a inauguração do Altice Forum Braga, a atribuição do prémio de segundo melhor destino europeu no ano em que Braga obteve os seus melhores registos a nível turístico, a apresentação da estratégia ‘Braga Cultura 2030’ – um primeiro passo para a futura candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Rio aponta ainda a atribuição do título de melhor Cidade Europeia do Desporto de 2018, “tendo Braga sido palco de centenas de actividades desportiva”, a renovação do Parque Desportivo da Rodovia e as medidas tomadas no sentido de tornar “Braga uma cidade com mobilidade mais sustentável”, que incluem o processo de renovação de 30% da frota dos Transportes Urbanos de Braga e projectos como o BUILD – Laboratórios para a Descarbonização.

DÍVIDA A CURTO PRAZO AUMENTA

O ano de 2018 registou um aumento da dívida de curto prazo do município.

Segundo a maioria de direita que lidera a autarquia, este aumento deve-se à decisão judicial que condenou o município, no âmbito da construção do estádio municipal, ao pagamento de cerca de 4,2 milhões de euros ao consórcio ASSOC, ACE e Soares da Costa, SA, da contabilização de seis contratos de arrendamento de equipamentos desportivos celebrados com a SGEB, SA (ascendendo a 3 milhões de euros, anteriormente não reconhecidos por divergência de execução das obras) e das verbas liquidadas no âmbito do resgate da ESSE.

DÍVIDA A MÉDIO E LONGO PRAZO

No que diz respeito à dívida de médio e longo prazo, e segundo os dados inscritos no Relatório de Gestão e Contas de 2018, diminuiu 14,4 milhões de euros, para um valor de dívida total de 53 milhões de euros. Em termos de endividamento do universo municipal, em 2018 registou-se um aumento de 7 milhões de euros da dívida total do município, por comparação com o período homólogo, passando agora a totalizar 53 milhões de euros. Ainda assim, considerando o quadriénio de 2015-2018, a dívida total foi reduzida em 5,2 milhões de euros – passando de 58,2 milhões em 2015, para 53 milhões de euros em 2018.

PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS

Relativamente ao Plano Plurianual de Investimentos, o valor investido em 2018 – 18,3 milhões de euros – é superior em 9,4 milhões de euros face ao ano anterior, representando uma taxa de execução de 63%.

“Esta variação resulta da referida concretização de diversos investimentos essenciais para o desenvolvimento do concelho, tais como a Requalificação do Parque de Exposição de Braga (Altice Forum Braga), a construção dos diversos Centros Escolares e respectivo apetrechamento em termos de mobiliário e equipamento tecnológico, a reabilitação do Parque Desportivo da Rodovia e arruamentos urbanos diversos”, adianta a nota à imprensa.

O activo líquido apresenta em 2018 um valor de 576 milhões de euros. Comparando com o registado no final do exercício anterior (557 milhões de euros), verifica-se um aumento de 19,7 milhões de euros, que “reflecte o forte investimento executado e preconizado no Plano Plurianual de Investimentos”.

ovilaverdense@gmail.com

com Fernando Gualtieri (CP 1200)

 

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.