REGIÃO

REGIÃO -

IPCA aprova a 2ª Edição do Manual da Qualidade

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O IPCA aprovou no passado dia 5 de Março a 2ª edição do Manual da Qualidade. Esta segunda edição resulta de uma «actualização ao documento original, publicado em 2012, visando a sua adequação à estrutura orgânica e modelo de funcionamento da Instituição».

O objetivo central do Manual de Qualidade é «garantir a implementação de boas práticas de gestão da qualidade com vista à melhoria contínua dos processos geridos pela Instituição». A segunda edição do Manual recebeu o parecer favorável do Conselho para a Avaliação e Qualidade do IPCA, tendo sido aprovado pela Presidente do IPCA através do despacho (PR) n.º 15/2021.

O Manual de Qualidade pode ser consultado em: https://ipca.pt/wp-content/uploads/2021/03/Manual-de-Qualidade-final-1.pdf

Este documento é «flexível e dinâmico» deve reflectir a evolução da missão e da estratégia da Instituição, pelo que estará em «contínua actualização».

MANUAL DE QUALIDADE

O Manual da Qualidade (MQ) segue os referenciais e critérios definidos pelas normas e orientações para a garantia da qualidade do Ensino Superior no Espaço Europeu (European Higher Education Area – ESG 2015) e pela Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). O IPCA desenvolveu o seu Manual da Qualidade (MQ) em 2012 através do qual aprovou a Política da Qualidade do IPCA. Desde esta altura que o IPCA tem vindo a institucionalizar a sua política da qualidade, envolvendo toda a comunidade académica e a sociedade com quem interage, com vista à garantia da qualidade e melhoria contínua dos seus processos. O princípio base é o de que a política da qualidade implementa-se e desenvolve-se com, e para, as pessoas alinhada com a orientação estratégica da Instituição.

2ª EDIÇÃO

A segunda edição do MQ constitui o documento de referência, quer na comunicação com os diversos stakeholders sobre a política da qualidade do IPCA, quer na definição, implementação e manutenção dos mecanismos e medidas de melhoria contínua. Adota como referência os padrões europeus – Standards and guidelines for quality assurance in the European Higher Education Area (ESG) 2015 – e nacionais estabelecidos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para assegurar a garantia da qualidade nas Instituições de Ensino Superior (IES).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.