LEGISLATIVAS –

LEGISLATIVAS – -

José Maria Cardoso (BE) defende em Braga criação de Ministério da Acção Climática

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

José Maria Cardoso, cabeça de lista do Bloco Esquerda (BE) pelo circulo eleitoral de Braga, defendeu, esta sexta-feira, a criação de um Ministério da Acção Climática responsável pela supervisão e transformação da economia e dos processos produtivos.

Na visita que efectuou ao Banco Português de Germoplasma Vegetal, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Merlim, S. Pedro, Braga, explicou que o novo ministério resultaria da articulação das pastas da Agricultura, Florestas, Ambiente, Indústria, Energia, Transportes e Ordenamento do Território “no sentido da descarbonização; a transformação da agricultura e da floresta, através de um programa de transição ecológica agroflorestal, para garantir a transformação do actual modelo, centrado na monocultura e no elevado consumo de água e factores de produção poluentes, para uma nova agricultura de menor incorporação”.

PUBLICIDADE

“A temperatura do planeta está a aumentar e, com isso, os fenómenos metrológicos extremos são mais frequentes, pelo que temos de agir rapidamente para garantir a neutralidade carbónica da nossa economia até 2030″, afirmou.

José Maria Cardoso sublinhou ainda a importância do Banco para “a preservação de espécies, a investigação científica e o trabalho de proximidade junto dos agricultores”.

O candidato a deputado referiu que o Bloco tem vindo a acompanhar este organismo e percebe a falta de recursos daquele organismo público, tendo apresentado, em Janeiro de 2018, um projecto de resolução na Assembleia da República, para que o “Governo valorize devidamente a actividade”.

Em relação aos recursos humanos, José Maria Cardoso destacou o Programa de Regularização dos Vínculos Laborais Precários (PREVPAP), “cuja concretização dependeu do empenho do Bloco”, ao permitir a regularização da situação laboral de duas pessoas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS