Julgamento do caso EPATV começa na segunda-feira

O Tribunal de Braga começa, esta segunda-feira, o julgamento do autarca de Vila Verde, António Vilela, que foi acusado pelo Ministério Público dos crimes de corrupção passiva, prevaricação e participação económica em negócio, por causa da venda, em 2013, de 51 por cento da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).

O processo envolve dois outros arguidos, o ex-vereador e actual deputado do PSD Rui Silva (acusado de corrupção passiva e prevaricação), e o gestor da EPATV, João Luís Nogueira (corrupção activa e participação económica em negócio). Ambos negam, igualmente, que tenham praticado qualquer crime.

Ao que “O Vilaverdense” apurou junto de fonte ligada ao processo, Vilela vai dizer em julgamento que a venda, em 2013, foi «transparente», tendo os municípios de Vila Verde, Amares e Terras de Bouro saído beneficiados em dois milhões de euros.

A verba de dois milhões corresponde ao valor dos dois edifícios, que ficaram na posse das Câmaras, e do aumento de capital da Escola, meio milhão, onde os Municípios mantêm 49 por cento.

PLANO

A acusação diz que os três urdiram «um plano» para fazer um concurso público de venda «à medida» de João Luís Nogueira, que já era um dos seus gestores. E também para arranjar um emprego para Rui Silva na escola.

O MP refere que, com uma lei de 2012, que obrigava os Municípios a reflectirem as dívidas de empresas onde eram parte, as Câmaras resolveram fazer um aumento de capital, aberto a privados.

A escola nasceu em 1999 com 399 mil euros: Vila Verde investiu 199 mil (50 por cento), Amares 119 mil (30%) e Terras de Bouro 79 mil (20%).

Em 2012, Vilela, Rui Silva e Nogueira – diz o MP – «quiseram limitar a concorrência», pondo «condições que nenhum outro conseguia cumprir». Sustenta que o empresário soube do valor do aumento, 415 mil euros, 30% dos quais pagos à cabeça e os restantes em cinco anos. Ficou, ainda, ciente da obrigação de apresentação de uma caução bancária.

GARANTIA

Concluiu que os três terão contactado a Caixa de Crédito Agrícola para que desse a garantia à Val d’Ensino, empresa que Nogueira criara um ano antes. Rui Silva acabou por dar o seu aval pessoal à Caixa Agrícola, através de uma livrança, o que este nega. Silva era, então, o gestor da EPATV e, como tal, presidente do júri do concurso.

O libelo acusatório diz que a EPATV desistiu da garantia logo que o novo gestor tomou posse e que a Câmara aprovou, por unanimidade, a cedência gratuita à EPATV, da gestão de espaços municipais.

988 MIL DE DÍVIDAS PAGOS À ESCOLA

A acusação refere, ainda, que, após o concurso, a que apenas apareceu a Val D’Ensino, a escola pediu o pagamento de dívidas anteriores. Amares pagou, Terras de Bouro também e Vila Verde deixou o processo ir para o Tribunal Administrativo.

A verba referia-se à construção dos edifícios da EPATV em Vila Verde e em Amares. A Câmara vilaverdense e a escola chegaram, depois, a acordo – homologado pelo juiz – e o montante foi reduzido de 1,5 milhões (1,1 mais juros) para 988 mil euros.

O MP pede-lhes que paguem essa verba ao Estado, já que o concurso dizia que as Câmaras ficavam isentas de pagar dívidas.

Vilela vai contrapor que os 988 mil euros resultam de empréstimos bancários, anteriores ao concurso, contraídos para a construção dos prédios que ficaram para as Câmaras.

Sublinha que a referência ao não-pagamento de dívidas não abrangia aquele período, até porque, se assim não fosse, ninguém concorria, dada a existência de dívidas de 2,3 milhões em contas caucionadas.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais